Sábado, 25 de Junho de 2022
(31) 99129-8046
CULTURA BLOG

Sabará é Cultura

e as batalhas de Rap!

07/04/2022 10h20
363
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: FELIPE CAMPOS
Sabará é Cultura

Que a cidade de Sabará tem uma grande relevância histórica a nivel nacional, todo mundo sabe. Nossa cidade foi um local de muita importância para o setor econômico do Brasil no período colonial e Brasil Império.

Ainda hoje é possível visitar locais históricos dentro de sabará, como o Museu do Ouro, a Quinta dos Cristais, o Centro Histórico, etc.

Mas a história precisa continuar sendo escrita, com a modernização cultural e a cara da juventude atual.

Sabará possui uma enorme bagagem cultural, mas até que ponto a cultura é incentivada?

Quando falamos em música, o RAP tem ganhado muito destaque nos últimos anos em todo o mundo. Porém, RAP não é somente um estilo musical.

Parece clichê, mas é algo que precisa ser afirmado com frequência.

O Hip Hop é uma cultura de rua, uma forma de arte e de atitude que conquistou o mundo. É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos.

No papel parece muito bonito, mas na prática, a realidade é outra.

Recentemente conversei com duas MESTRES DE CERIMÔNIA de grupos de Rap de Sabará, Mya Marques (Rap de Quebrada), o qual tive a oportunidade de visitar algumas vezes, e Vesh (Batalha do G.A.).

Durante esses últimos dois anos, as batalhas precisaram ser interrompidas, devido à pandemia, e agora a idéia é voltar com formatos diferentes.

Em um bate papo, perguntei a respeito do apoio cultural que a cidade oferece, e infelizmente a resposta é que não existe apoio. Muito pelo contrário.

Primeiramente é importante entender o que acontece nas reuniões das Batalhas de Rap. Os jovens se reúnem em locais públicos (geralmente praças) e simplesmente fazem roda para se enfrentar com rimas e beats. De acordo com as MC's, em algumas vezes, a polícia foi acionada para realizar batidas para interromper as batalhas, mesmo que não estivesse acontecendo nada que não fosse permitido por lei.

"Tudo depende muito da gente. Não temos apoio de ninguém" - Mya Marques

E em outras ocasiões, associações de bairro se levantaram para acabar com os eventos. O questionamento é: o que é tão ruim no movimento do rap que incomoda tanta gente?

Será que é algo que foi implantado institucionalmente em nossa mente?

Será que não é de alguma forma preconceituoso de nossa parte enxergarmos como algo criminoso?

 

Opinião:

 

Eu já fui em algumas batalhas e realmente não presenciei nada que fosse agressivo, criminoso, ou de alguma forma fosse prejudicar alguém. Porém, já presenciei brigas, uso de drogas e até venda em bares, eventos, feiras, salas de aula e etc. Porque não houve uma movimentação para encerrar as atividades nestes locais?

Existem locais de exibição em nossa cidade que preferem ficar sem nada em cartaz do que dar voz ao povo que tem realmente algo a dizer.

Minha opinião é que todo tipo de arte deve ser incentivado, desde que não seja contra a lei.

As batalhas de Rap são movimentos culturais que não somente precisam, mas MERECEM espaço para mostrarem sua arte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
BLOG FELIPE CAMPOS
Sobre BLOG FELIPE CAMPOS
Felipe Campos tem 30 anos. Formado em FOTOGRAFIA pela Cruzeiro do Sul e atualmente Pós-Graduando de jornalismo. Apaixonado por arte, seja ela cinema, séries, música, livros, desenhos, pinturas, etc. "A meu ver, nosso objetivo de vida é transformar o nosso meio em algo mágico para quem convive conosco". (Felipe Campos) Interesses: Cinema, Arte, Música, Fotografia, Séries, Tv, Jornalismo, Audiovisual
Sabará - MG
Atualizado às 17h19 - Fonte: Climatempo
27°
Tempo aberto

Mín. 12° Máx. 29°

26° Sensação
8 km/h Vento
24.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias