Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Educação OLÍMPIADA

“As mil funções da Jabuticaba - Sabará!”

“As mil funções da Jabuticaba - Sabará!”

05/12/2016 10h48
Por: Glaucia Melo Clark
“As mil funções da Jabuticaba - Sabará!”

Com poesia sobre a jabuticaba, aluna sabarense é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

Foram centenas de pessoas inscritas entre estudantes e professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino em todo o país. A poesia da estudante do 6° ano, Eduarda Duarte Viana, 12 anos, da Escola Municipal Adão de Fátima Pereira; foi escolhida para representar Sabará e seguiu para a semifinal que aconteceu em Salvador.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.

O tema escolhido para este ano é “O lugar onde vivo”; que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade onde vivem e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

As inscrições começaram em fevereiro em todo país e os textos foram divididos em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião. Os trabalhos da Escola Municipal Adão de Fátima Pereira, do bairro Ana Lúcia, foram selecionados para representar Sabará em três categorias, sendo que passou para a semifinal somente o poema “As mil funções da Jabuticaba - Sabará!”, escrito por Eduarda com auxílio da professora de português, Renata Juliana Silva Rocha Rosa.

Renata conta que está ha 20 anos na Rede Municipal de Ensino da cidade; já é a segunda fez que a professora tem o trabalho de um dos seus alunos selecionados para a final da Olimpíada. Ela diz que o concurso auxilia no aprendizado em sala de aula, já que desperta o interesse de todos os alunos.

“Foi realmente uma surpresa muito grande estarmos na final; somente eu trabalhei com a produção de textos de 70 alunos para os quais já leciono aqui na escola, fora os estudantes de outros professores. A primeira seleção é da própria escola que escolheu apenas um texto de cada categoria e enviou para a Secretaria Municipal de Educação. Lá eles selecionaram um texto de cada categoria dentre todas as escolas do município, entre estaduais e municipais, e indicaram para representar a cidade na etapa estadual. Nesta categoria a Poesia de Eduarda passou para semifinal em Salvador”, explica.

Em Salvador foram 125 textos somente na categoria Poesia; dentre esses, o poema de Eduarda ficou entre os 38 escolhidos e estará na final que acontece dia 13 de dezembro em Brasília. “É muito gratificante ver este retorno dos alunos. Para o concurso, foram cerca de seis meses de trabalho específico de produção de texto e conceito dos gêneros textuais. Além de pesquisas diversas acerca do tema que escolhemos aqui na cidade, a jabuticaba. Trabalhamos a importância da fruta e todos os benefícios que ela trás para a cidade e os produtores”, completou Renata.

A viagem para a final do concurso é totalmente custeada pelos organizadores. Seguirá para Brasília, além da aluna e da professora, a mãe de Eduarda, Michele Silva Duarte; e a diretora da escola.

Michele conta que a filha é um exemplo. “Fiquei muito feliz ainda mais por tudo ser mérito dela. Eduarda sempre gostou de estudar e de ler; além de me auxiliar nas atividades em casa, ela faz questão de reservar diversos momentos durante o dia para os estudos; e eu nem preciso cobrar nada”, disse. Já a estudante fica deslumbrada com as vitórias e diz estar ansiosa para a etapa final. “As viagens são muito bacanas, estou muito ansiosa para o resultado. Sempre gostei de ler e não esperava que minha poesia fosse escolhida; estou muito feliz”, diz.

Além das viagens, Eduarda já ganhou um valor para compra de livros além de um tablet. Se ganhar na final, ela trás para casa um notebook e uma impressora digital. Já a escola pode ganhar 20 computadores, um equipamento data show, uma impressora, além de um acervo completo de livros diversos para a biblioteca.

Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 00h37
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
1.78 km/h Vento
63% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias