Segunda, 29 de Junho de 2026
(31) 991298046
Educação

“Nenhum direito a menos!”

“Nenhum direito a menos!”

02/12/2016 11h44
Por: Glaucia Melo Clark
“Nenhum direito a menos!”

Contra a PEC 55 e Reforma do Ensino Médio, escola de Sabará é ocupada por estudantes

A Escola Estadual Maria Floripes Nascimento Alves, do bairro Ana Lúcia, é a primeira instituição de ensino da cidade a ser ocupada por manifestantes. O local se junta as mais de cem instituições ocupadas em todo o Estado.

Todos os protestos envolvem a polêmica Proposta de Emenda à Constituição 55 (PEC 55 antiga PEC 241) que limita o teto de gastos do Governo Federal por 20 anos em áreas como saúde e educação; e a proposta de Reforma do Ensino Médio, onde altera, além de outras coisas, a obrigatoriedade de algumas disciplinas do sistema e aumenta a carga horária estudantil para oito horas.

Na ocupação da Maria Floripes as aulas acontecem normalmente; a vice-diretora da instituição, Adriana Muradas Nunes, conta que o ato começou no dia 7 de novembro e foi organizado pelos próprios alunos. “O fluxo da escola está ocorrendo normalmente; nada foi alterado devido à manifestação”, disse.

Ao todo, segundo Adriana, são 724 alunos na escola que funciona em três turnos com séries do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. Marcela Oliveira, 16 anos, está no 2° ano e é uma das líderes da ocupação. Ela acredita que o atual sistema de ensino não está preparado para as mudanças propostas na Reforma do Ensino Médio; já a PEC 55 ela diz ser inconstitucional.

“Não da para congelar investimentos onde já não existem. A reforma do sistema de ensino pode até ter boas intenções, mas se analisarmos e aliado com a PEC - essa mudança vai manter os alunos oito horas nas escolas, mas com um ensino totalmente defasado. Professores com salários baixos e sem vontade de dar aula. Como vamos escolher entre áreas a serem estudadas se a base do ensino é ruim. Nossa escola não tem nem papel higiênico e muitas vezes falta merenda; imagina estrutura para manter 700 alunos por oito horas!”, ressalta.

Marcela explica que a decisão pela ocupação foi acordada por todos, mas sem atrapalhar o andamento da escola. Cerca de 60 estudantes aderiram ao movimento; as barracas foram montadas no pátio e a conzinha e despensa da ocupação fica ao lado da cantina da escola. Tudo é organizado; os alunos têm hora para levantar, almoço, janta e dormir. Um fogão e uma geladeira para fazer e conservar os alimentos foram cedidos pela comunidade.

PEC aprovada pelo Senado

Na madrugada da quarta-feira, 30, o plenário do Senado aprovou a PEC 55 em primeiro turno com 61 votos á favor e 14 contra. Durante a votação, estudantes e ativistas políticos entraram em confronto com policiais militares em frente ao Congresso Nacional. Sem diálogo entre as partes, houve muita confusão; o grupo virou carros que estavam estacionados, e os militares reagiram com bombas de gás lacrimogêneo. Diversas caravanas de ocupações em todo o país viajaram para Brasília para acompanhar e protestar contra a PEC.

Da ocupação da Maria Floripes, quatro adolescentes foram para o Distrito Federal, dentre eles Falk e Kenedy, ambos de 18 anos. Os estudantes relataram que foram agredidos por policiais em Brasília e que o movimento foi oprimido. “Foi muito pesado, não houve dialogo nem abertura para nada. Teve muita gente machucada, estudantes desapareceram e não se sabe onde estão até o momento, além de pessoas presas. Desmaiei com o gás que os PMs jogaram, não recebi nenhum atendimento, não havia ambulâncias”, disse Falk.

Kenedy diz que a escola continuará ocupada e que pretendem ir novamente a Brasília para a votação do segundo turno no dia 13 de dezembro. “Vamos continuar ocupados aqui na escola e fazendo nossa voz ser ouvida. O governo não está aberto á diálogo, muito pelo contrário, eles nos agridem”, finaliza.

Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), 35 mil pessoas estiveram presentes no protesto, já a Polícia Militar calculou 12 mil manifestantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 18h13
22°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 25°

22° Sensação
2.32 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/06)

Mín. 16° Máx. 26°

Tempo limpo
Quarta (01/07)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias