Na última quinta-feira, dia 12, o Teatro Municipal de Sabará recebeu o II Seminário Africanidades nas Secretarias de Educação de Minas Gerais. O evento aconteceu das 8h ás 17h e contou com mais de 500 profissionais das Redes Municipal e Estadual de Ensino, entre secretários de educação, professores, diretores e pedagogos de diversas cidades como Sabará, Betim, Contagem, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, entre outras.
O Seminário é uma realização do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais (FPEDERMG), através da Secretaria de Estado de Educação (SEE) com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Sabará e do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEFET-MG).
O Fórum Permanente tem como finalidade acompanhar, propor, subsidiar, avaliar e discutir a implementação da Lei de Diretrizes e Bases, artigos 26A, 79A e 79B, alterados pelo advento da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar dos níveis e modalidades da Educação Básica na rede pública e privada.
Em Sabará, o Seminário teve como objetivo promover ainda um diálogo qualificado sobre africanidades e educação das relações étnico-raciais com os profissionais da educação. A partir de reflexões sobre o papel do país na implementação e materialização nas práticas pedagógicas da cultura e história da população afro-brasileira e das africanidades.
A ação trouxe também apresentações culturais, além de debates e palestras sobre a introdução e desenvolvimento do tema no ambiente escolar.
Sabará celebra
“Maio Negro”
Maio é um dos meses mais importantes para o país, pois é nele que celebramos o Dia da Abolição da Escravatura. No dia 13 de maio de 1888 foi sancionada a “Lei Áurea” que pôs fim a escravidão no Brasil. Em homenagem a este dia, na sexta-feira, 13, a Prefeitura de Sabará realizou vários eventos em torno do tema.
Logo pela manhã e na parte da tarde aconteceu o “Sabará Afro”, com visita orientada ao Centro Histórico da cidade. Na sede da Secretaria Municipal de Cultura houve oficinas de Abayomi e Turbantes. Além da apresentação do grupo Velha Guarda do Samba. O espaço recebeu ainda, entre os dias 11 e 15, a exposição “Maio Negro”, de Marcial Ávila.
DIVERSÃO EM CENA Diversão em Cena estreia temporada 2026 em Sabará com a peça infantil “As Aventuras de Bininha”
Sabores Ancestrais Sabará ganha webséries sobre Ora-pro-Nóbis e Jabuticaba para valorizar a gastronomia local
CONCERTO Livro e concerto resgatam trajetória de abolicionista apagado da história de Sabará
Cultura Estreias e atrações em novos formatos são destaque na programação da Rede Minas
FliMinas 2026 Bernardo Lopes leva Sabará à FliMinas 2026 com debates sobre literatura, tecnologia e produção independente
Cultura Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abre consulta ao público sobre ocupação de espaços culturais Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 25°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
