Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Calendários e Eventos FESTIVAL

Riquezas da nossa terra

Riquezas da nossa terra

02/12/2015 20h18
Por: Glaucia Melo Clark
Riquezas da nossa terra

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro a cidade recebe mais uma edição do Festival de Jabuticaba e da Feira de Artesanato. O evento reunirá as delícias do ouro negro e as belezas artesanais.

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de dezembro, Sabará recebe mais uma edição do Festival de Jabuticaba. O evento que atrai centenas de turistas é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Produtores e Derivados da Jabuticaba de Sabará (ASPRODEJAS). Este ano o Festival acontece em novo local: na Avenida Central – estrada nova da Lagoa da Reta.

Segundo a presidente da Associação, Déa Ramalho, 26 stands irão expor e vender produtos derivados da fruta mais famosa da cidade. A geléia, os licores e vinhos e a pinga, são os produtos mais procurados, mas no Festival é possível encontrar ainda doces, molhos de pimenta, sucos, bombons, vinagre, ketchup, entre outras iguarias feitas com a fruta.

“Além dos produtos já conhecidos teremos várias novidades, como o doce servido na casquinha de sorvete que estou preparando com um recheio surpresa. Vários produtores preparam ‘produtos surpresa’ para cada edição do Festival. A intenção é sempre agradar o cliente com novidades derivadas da ‘pretinha’ de Sabará”, disse Déa.

Ainda de acordo com a presidente da associação, o tempo seco e a crise econômica do momento não preocupam os expositores, já que o Festival é bastante esperado. “Como a jabuticaba é uma fruta sazonal, fabricamos o quanto conseguimos de frutos. Porque se vender tudo durante o evento é ótimo, mas também temos como vender durante o ano, pois são produtos não perecíveis. Estamos sim receosos quanto à crise, mas não chega a ser uma preocupação já que o público do evento é cativo, pessoas que vêm todos os anos. Nenhum expositor reclamou da venda durante a festa; no ano passado, na manhã do segundo dia de evento, já tinha até acabado alguns produtos dos stands. Em 2014 se comparado com 2013 houve uma queda mínima de venda, mas não há prejuízos já que podemos produzir e vender antes e depois do Festival para outros clientes“ explica.

Neste ano, todos os stands do festival serão de associados da ASPRODEJAS. O novo local da festa não preocupa os produtores; segundo Déa, a mudança foi uma decisão da Prefeitura, já que no Largo do Barão, onde o evento aconteceu ano passado, teriam que alterar o trânsito local e na Lagoa da Reta não é preciso mudanças nas vias.

O Festival de Jabuticabas, que está em sua 29° edição, é registrado como Patrimônio Imaterial do Município. A fruta, que originalmente se chama IAPOTI KABA (que significa fruto em botão, na língua Tupi Guarani); é conhecida ainda como o Ouro Negro de Sabará, tamanha a sua produção no município.

A FEIRA DE ARTESANATO

É o 13° ano que a Feira de Artesanato integra o Festival de Jabuticaba. Neste ano, o evento contará com aproximadamente 15 stands que irão expor e vender o artesanato feito na cidade.

Bordado em colchas, semaninhas e almofadas, santos e palmas da arte barroca, entre outros produtos, poderão se encontrados na Feira de Artesanato. Os expositores fazem parte de três associações sabarenses que mantêm viva a tradição do artesanato da cidade: Associação dos Artesãos da Praça Santa Rita (As Arts), Cooperativa do Artesanato de Sabará (Cooperartes) e Associação do Artesão e das Tradições Culturais de Sabará (Sabará Feio à Mão).

Segundo Neuza Chagas, vice-presidente da As Arts, como todos os anos, as expectativas para o evento são boas, já que Sabará é reconhecida também pelo artesanato local. “Trabalhamos com produtos diversos, todos feitos aqui mesmo na cidade e o turista, que é nosso cliente no evento, vem diretamente atrás desses produtos. Além de vice presidir a Associação eu também sou expositora, trabalho com santos e palmas barrocas; a As Artes terá seis stands no Festival. Nossas expectativas para o evento são excelentes, não estamos preocupados com o novo local nem com a chuva.”, disse.

Além dos produtos derivados da jabuticaba e da feira de artesanato, barraquinhas e shows completarão os três dias de evento. A programação completa está disponível no site da Folha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 00h37
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
1.78 km/h Vento
63% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias