Saúde Saúde
Maior operação de drones de Minas mapeia focos do Aedes aegypti em Uberaba antes do período chuvoso
Ação do VigiDrones do Governo do Estado identificou criadouros do Aedes em 29 bairros e integra a preparação de Minas para a temporada de arboviros...
19/10/2026 16h22
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais

Para antecipar o combate ao mosquito Aedes aegypti antes do período chuvoso e preparar os municípios para a temporada de arboviroses 2026/2027, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em Uberaba, a maior operação de mapeamento do programa VigiDrones. A ação percorreu cerca de 7 mil hectares, uma área equivalente a mais de 8 mil campos de futebol, e identificou possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em 29 bairros da cidade.

Os drones fizeram imagens aéreas durante 3 dias, identificando imóveis em situação de risco, com piscinas sem tratamento, caixas d'água destampadas, lajes com acúmulo de água e depósitos de lixo, sucata e entulho. As equipes da Techdengue, empresa que atua no mapeamento aéreo, processamento de imagens, identificação, classificação, quantificação dos possíveis criadouros de mosquitos e organização dos dados no sistema, disponibilizam imagens e relatórios de situação aos gestores de saúde, podendo apoiar também na análise das áreas e no direcionamento das ações de campo dos Agentes de Controle de Endemias.

VigiDrones

O Governo de Minas já repassou mais de R$ 30 milhões a municípios ou consórcios municipais de saúde para financiar a utilização de veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones, no suporte às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o estado. 

Foto: Reprodução/Secom Minas Gerais

“O Vigidrones é uma política estadual muito bem sucedida. Aqui, na macrorregião de Saúde Triângulo do Sul, o programa já vem atuando há pouco mais de um ano”, disse o coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Maurício de Oliveira, reforçando o momento oportuno da ação - que faz parte da estratégia da SES-MG de antecipar a preparação para o enfrentamento das arboviroses antes da chegada do período sazonal (2026/2027).

Atualmente, o programa VigiDrones está presente em mais de 630 municípios de Minas Gerais, com mais de 260 mil hectares mapeados e mais de 660 mil possíveis criadouros identificados.

El Niño

Renato Mafra, diretor de operações da Techdengue, afirma que está sendo realizado o maior mapeamento de extensão territorial urbana de um município pelo programa de VigiDrones, da SES-MG. “O momento é adequado para evitar os efeitos futuros do El Niño, com o aumento das temperaturas e das chuvas em algumas regiões e o consequente aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes. É um trabalho preventivo, que vai dar ao município a capacidade de visitar os locais apontados como possíveis criadouros, amenizando o aumento de casos esperado para 2027”.

Cenário em Uberaba

Durante o ano de 2026, o município de Uberaba notificou 585 casos prováveis de dengue e 269 de chikungunya. Nos 27 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul, foram 2.986 casos prováveis de dengue e 831 de chikungunya no mesmo período, de acordo com o Painel de Monitoramento de Casos da SES-MG.