Entretenimento Entretenimento
Poeta leva intervenção sensorial a unidades de saúde de SP
O multiartista e agrofloresteiro Anderson Maurício leva a instalação itinerante “Realejo do Cultivo” a unidades de saúde da capital paulista. A ação combina poesia recitada em fones de ouvido com cancelamento de ruído e aplicação de óleo essencial...
27/08/2026 15h05
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Agência Dino

O multiartista e agrofloresteiro Anderson Maurício leva a intervenção sensorial "Realejo do Cultivo" a unidades públicas de saúde de São Paulo. A ação combina poesia, escuta individual e aromas de ervas medicinais para criar momentos de pausa e acolhimento para pacientes e trabalhadores da saúde. A iniciativa integra o projeto Casa Flor'esta e tem circulação gratuita.

Criado por Anderson, o "Realejo do Cultivo" é uma instalação itinerante inspirada nos antigos realejos. Durante a experiência, cada participante coloca fones de ouvido com cancelamento de ruído, fecha os olhos e escuta um poema. A seleção é individual, de modo que cada pessoa recebe uma mensagem diferente.

A experiência sensorial imersiva é completada por uma sessão de aromaterapia, na qual o artista borrifa óleo essencial de manjericão enquanto a poesia é declamada. A proposta é criar um momento de desaceleração em meio à rotina dos serviços de saúde, aproximando a arte de pessoas que circulam por Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO).

Anderson Maurício nasceu e cresceu no extremo leste de São Paulo. No bairro Jardim Romano, transformou o próprio quintal em um canteiro agroflorestal, onde passou a cultivar alimentos e também os versos que deram origem ao seu trabalho literário.

"O ‘Realejo do Cultivo’ propõe um respiro, um encontro poético com o próprio coração no meio da rotina. O objetivo é fazer a arte ir ao encontro do público. A terra nos ensina sobre o tempo, o cuidado e a cura, e levar essa atmosfera para dentro das unidades de saúde é uma forma de semear afeto onde as pessoas mais precisam", destaca o poeta e agrofloresteiro.

Bienal do Livro de São Paulo

No dia 11 de setembro, Anderson leva o "Realejo do Cultivo" para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Ele se apresenta no Salão de Ideias, um dos palcos oficiais da Bienal, a partir das 11h30.

Desdobramentos da Casa Flor'esta

A ação nas unidades de saúde integra o ecossistema do projeto Casa Flor'esta, espaço multicultural e humano-agroflorestal localizado na periferia da Zona Leste, que, além do trabalho artístico, atua transformando quintais periféricos em hortas e canteiros agroflorestais orgânicos.

Além da intervenção sensorial, o projeto desdobra-se no livro de poemas "Oráculo da Missão", obra-objeto que reúne poemas escritos por Anderson, e em ações itinerantes de mediação de leitura e cenografia, como o estande em formato de árvore desenvolvido para circular por livrarias e aproximar a literatura do público.

A circulação pelas unidades de saúde é gratuita e aberta aos frequentadores e profissionais dos locais atendidos.

Abaixo é possível conferir a programação:

Setembro

Outubro

Novembro

Obs.: novas inserções acontecerão nos próximos dias.

Para saber mais, basta acessar Casa Flor'esta.