A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realiza neste sábado, 31 de janeiro de 2026, o 2º Seminário de Desenvolvimento Esportivo de Sabará. O encontro será um dia inteiro de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do esporte no município.
Voltado para atletas, treinadores, gestores esportivos e apaixonados pelo esporte, o seminário tem como objetivo fortalecer as políticas públicas esportivas, promover debates sobre gestão, leis de incentivo e captação de recursos, além de destacar o esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento social, educacional e humano.
A programação preparada pela Secretaria Municipal de Esportes começa às 8h, com café da manhã de boas-vindas, seguido da abertura oficial e momento institucional.
Confira a programação completa:
08h00 às 08h30 – Café da manhã de boas-vindas
08h30 às 09h00 – Abertura oficial do evento e momento institucional
09h30 às 10h20
Palestrante: Ederley Souza – Diretor Executivo da Begov
Tema: Políticas Públicas e Gestão Esportiva
10h30 às 11h30
Palestrante: Carol Cassimiro – Diretora da Begov
Tema: Leis de Incentivo ao Esporte: Captação e Elaboração de Projetos
11h30 às 12h00 – Espaço para perguntas, respostas e interação
12h00 às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 14h20
Palestrante: Didi Barroso – Produtor de Eventos de Impacto e Coordenador da CUFA Minas
Tema: Inovação, Tecnologia e o Futuro do Esporte
14h20 às 15h10
Palestrante: André Fernandes – Mestre em Ciências do Esporte (UFMG)
Tema: Treinamento, Performance e Esporte de Base
15h10 às 16h00
Palestrante: Bruno Teobaldo – Doutor em Ciências do Esporte (UFMG)
Tema: Educação, Ciências e Valores: o Esporte como Ferramenta de Desenvolvimento Social
16h00 às 16h50
Palestrante: Téo Laborne – Campeão e recordista mundial
Tema: Mentalidade Campeã: do Alto Rendimento à Gestão de Equipes Vencedoras
16h50 às 17h00 – Encerramento e foto oficial
O 2º Seminário de Desenvolvimento Esportivo de Sabará reforça o compromisso da administração municipal com a qualificação do esporte, a valorização dos profissionais da área e a construção de políticas públicas mais eficientes e inclusivas.
A expectativa é que o evento contribua diretamente para o crescimento de projetos esportivos no município, ampliando oportunidades e fortalecendo o esporte como instrumento de transformação social.