Saúde DECRETO
Sabará decreta situação de emergência por alta de doenças respiratórias
Medida foi anunciada pelo prefeito Sargento Rodolfo após crescimento expressivo nos atendimentos de saúde; mais de 4 mil vacinas foram aplicadas em uma semana
19/05/2025 16h06
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: FOLHA DE SABARÁ

A Prefeitura de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de casos de doenças respiratórias no município. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (16) e terá validade de 90 dias. A decisão segue a linha adotada pelo Governo de Minas, que declarou estado de calamidade pública na saúde no início do mês.

Segundo o prefeito Sargento Rodolfo, o número de atendimentos por síndromes respiratórias disparou nas últimas semanas, especialmente entre crianças e idosos, pressionando o sistema municipal de saúde. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor explicou os motivos da decisão:

É do conhecimento de todos que a gente está passando por um problema muito grande na saúde, em relação às doenças respiratórias. O Estado decretou calamidade, vários municípios também, e agora Sabará, pelos índices e pelo aumento expressivo dos atendimentos, decretou o estado de calamidade em saúde”, afirmou.

Rodolfo ressaltou que a prefeitura está em busca de parcerias e reforço profissional para melhorar o atendimento à população. “Estamos buscando alternativas, parceiros, mais profissionais para reduzir o tempo de espera e oferecer mais conforto para vocês”, disse.

Vacinação intensificada

Como parte das ações emergenciais, Sabará intensificou a campanha de vacinação contra gripe e outras doenças respiratórias. De acordo com o prefeito, mais de 4 mil doses foram aplicadas somente nesta semana.

Procure o posto, vacine-se. Isso vai ajudar muita gente na prevenção”, reforçou Rodolfo.

A situação tem mobilizado diversas cidades mineiras, que enfrentam superlotação em hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs). A expectativa da Prefeitura de Sabará é que, com o decreto, seja possível acelerar contratações, firmar convênios emergenciais e garantir mais agilidade nas ações de combate à crise de saúde.