Política ENTREVISTA
Prefeito Sargento Rodolfo compartilha visão para Sabará e desafios da gestão
Em entrevista ao Jornal O Tempo, Sargento Rodolfo detalha ações para melhorar a saúde, transporte e relacionamento com o Governo de Minas, destacando a importância da proximidade com a população para um futuro mais próspero em Sabará.
17/02/2025 12h34
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: JORNAL O TEMPO

Em entrevista ao quadro "Minas S/A – Desenvolvimento e Construção", do Jornal O Tempo, o prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo Tadeu da Silva, 39, compartilhou suas prioridades e visões para a cidade. Conhecido por seu estilo direto e de fácil acesso à população, Rodolfo tem se empenhado em promover um desenvolvimento mais eficiente, com foco em qualidade de vida para os sabarenses.

Parceria com o Governo de Minas

Rodolfo destacou a relação próxima com o Governo Zema, o que tem facilitado o diálogo e a busca por recursos para a cidade. "Somos base do Governo e a conversa é aberta e direta. Quando há algo urgente, conseguimos falar diretamente com o Governador e com o Vice-Governador", afirmou. A boa comunicação com os governos estadual e federal é vital para garantir investimentos em Sabará. "Sem esse diálogo, quem perde é o cidadão", explicou.

A questão do transporte também foi um ponto importante durante a entrevista. Rodolfo mencionou as diferenças nas tarifas de transporte em Sabará e em Belo Horizonte. "O transporte em Sabará custa R$ 5,40, mas o que liga a cidade a Belo Horizonte custa pouco mais de R$ 7,00, o que não faz sentido, já que a distância entre as duas cidades é de quase 30 km. Queremos adaptar o sistema de transporte suplementar de BH, onde a tarifa é mais acessível, para trazer mais rapidez e fluidez ao transporte em Sabará", contou.

Desafios na Saúde: A luta pela reabertura dos blocos cirúrgicos

Durante a entrevista, Rodolfo também abordou a situação da saúde no município, especificamente o Hospital Cristiano Machado, localizado na Roça Grande, que pertence à rede FHEMIG do Governo Estadual. "O hospital tem dois blocos cirúrgicos preparados, mas estão inutilizados há cinco anos. Hoje, quando alguém precisa de uma cirurgia, o paciente é enviado para Lagoa Santa, o que gera um grande transtorno", disse o prefeito.

Rodolfo explicou que Sabará possui uma estrutura hospitalar moderna, com blocos cirúrgicos prontos, mas que não estão em funcionamento devido ao convênio com Lagoa Santa. "Estamos em diálogo com o Governo do Estado para retomar as cirurgias em Sabará, o que seria mais cômodo, rápido e confortável para a população", afirmou. Ele destacou que esse processo está dependendo da autorização do Governo Estadual, que está implantando a OS (Organização Social) na rede estadual de saúde. "Assim que a OS for implantada, firmaremos a parceria para realizar cirurgias em Sabará", afirmou.

Além disso, Rodolfo compartilhou sua visão de modernizar o sistema de saúde local, automatizando o processo de encaminhamento de pacientes. "Atualmente, se um paciente precisar de uma cirurgia, ele passa por um trâmite burocrático que pode levar anos, com documentos sendo perdidos no processo. Queremos automatizar isso, tornando o processo mais rápido e eficiente", disse. Ele acredita que a digitalização ajudará a garantir um atendimento mais ágil, evitando falhas no sistema.

A relação com a população: estar perto para entender as demandas

Sargento Rodolfo também falou sobre a importância de estar próximo da população para entender suas reais necessidades. "Eu tenho a maior satisfação do mundo quando vou à rua e não consigo andar, quando as pessoas me param para conversar. É um sinal de que estou fazendo um bom trabalho", comentou com entusiasmo. Ele revelou que, semanalmente, faz visitas às casas dos cidadãos, um gesto que considera fundamental para sua gestão: "Uma vez por semana, eu vou almoçar com uma família em Sabará. A cidade tem cerca de 1.500 casas, então acho que precisarei de uns 10 mandatos para poder visitar todas", brincou.

Além disso, Rodolfo se orgulha de seu estilo de vida simples e acessível. "Eu ando de chinelo e bermuda, porque gosto. Se eu tiver que subir num palco, vou dançar, vou descer e vou abraçar todo mundo", disse, mostrando que não há distância entre ele e os sabarenses. "Eu me tornei figurinha de WhatsApp, mas isso é bom, é meu jeito de ser", completou.

Sabará: Avanços e desafios no início da gestão

Em apenas 46 dias de mandato, Rodolfo já implementou algumas mudanças, mas pediu paciência à população.

"Entendemos a ansiedade das pessoas, porque foram 30 anos de uma metodologia e agora estamos trazendo outra. A mudança leva tempo", explicou.

Segundo o prefeito, a implantação de uma nova metodologia de gestão pública, baseada no planejamento e no uso eficiente do dinheiro público, já está dando resultados.

"Estamos em um processo de sistematização para garantir que o dinheiro público seja bem gasto. Não podemos fazer e quebrar, fazer e quebrar. Precisamos planejar para que as soluções sejam duradouras e eficazes", afirmou Rodolfo. Ele acredita que as melhorias já visíveis em diversos setores vão se consolidar com o tempo, à medida que a nova gestão se adapta e estrutura a cidade para um futuro mais próspero.

Por fim, o prefeito compartilhou o que deseja para o futuro de Sabará e o que gostaria de deixar para a cidade. "O que mais quero é ser reconhecido pelas pessoas que moram em Sabará. Para mim, a maior alegria é quando as pessoas me param na rua para conversar. Esse é o meu maior objetivo: melhorar a qualidade de vida da população", concluiu.

Rodolfo ainda ressaltou a importância de sua equipe técnica, que, segundo ele, garante a continuidade do trabalho enquanto ele está em contato com a população. "Quando eu saio para a rua, sei que minha equipe está resolvendo as demandas. Isso me dá tranquilidade e a certeza de que a cidade está funcionando", afirmou.

A cidade de Sabará, com sua rica história e desafios urbanos, segue com um futuro promissor, à medida que Rodolfo Tadeu da Silva busca transformar as demandas populares em ações concretas, sempre com a participação direta da população.