O governo federal deu um passo crucial para a melhoria da infraestrutura rodoviária de Minas Gerais ao assinar, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o contrato para a duplicação da BR-381, que liga Caeté a Sabará, na Grande Belo Horizonte. A assinatura foi divulgada no Diário Oficial da União em 21 de outubro de 2024.
Com um investimento expressivo de R$ 393,7 milhões, o Lote 8A do projeto cobre 18 quilômetros da rodovia e estabelece diretrizes para a elaboração dos projetos básicos e executivos, além da execução das obras. A conclusão do projeto está prevista para 26 de setembro de 2028, refletindo o compromisso do governo em modernizar a infraestrutura do estado.
Conforme o cronograma estipulado, a empresa responsável terá seis meses para desenvolver o projeto, com as obras programadas para começar em abril de 2025. A expectativa é que a duplicação melhore significativamente o tráfego na BR-381, uma das principais rodovias do Brasil, aumentando a segurança para motoristas e passageiros.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, celebrou a assinatura do contrato nas redes sociais, chamando-o de uma conquista histórica para a segurança nas estradas mineiras. Ele também elogiou o ministro dos Transportes, Renan Filho, por priorizar a revitalização de rodovias que estavam em estado de abandono. Esta duplicação representa um sonho realizado para muitos que dependem dessa importante via.
Essa obra não apenas promete transformar a mobilidade na região, mas também reflete um compromisso contínuo com o desenvolvimento e a segurança das estradas que conectam cidades como Sabará e Caeté.