Internacional FURACÃO MILTON
Furacão Milton avança com força catastrófica: alerta para perigo sem precedentes
Autoridades pedem retirada imediata de moradores; meteorologista se emociona ao descrever a devastação iminente
09/10/2024 16h17
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
Imagem da ISS mostram o olho do furacão Milton • NASA / CSU/CIRA & NOAA

O furacão Milton, classificado como uma tempestade de categoria 5, está sendo considerado uma das mais poderosas formações de ciclones já vistas nos Estados Unidos. A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, em entrevista à CNN, descreveu a tempestade como "diferente de tudo que já vimos antes" e pediu aos moradores da Flórida que estão na rota do furacão que sigam imediatamente os avisos de evacuação. Harris, que também concorre à presidência nas eleições de novembro, afirmou que o furacão tem potencial para ser "catastrófico e mortal".

"Temos muitas pessoas fortes e resistentes na Flórida que já enfrentaram furacões e tornados, mas isso não se compara a nada com o que já lidaram antes", destacou a vice-presidente. O furacão, que se formou no Golfo do México, passou pela Península de Yucatán, no México, e está previsto para tocar o solo da Flórida nesta quarta-feira (9). Meteorologistas alertam que a tempestade deve atingir áreas populosas, como Tampa, com alto risco de destruição.

Antes da chegada do furacão, diversos tornados foram registrados na Flórida, aumentando as preocupações com a segurança dos moradores. Durante uma entrevista à NBC, o veterano meteorologista John Morales chorou ao descrever a força e velocidade com que o Milton se intensificou. "Ele caiu 50 milibares em apenas dez horas", comentou Morales, visivelmente abalado. A velocidade da intensificação da tempestade é um dos principais motivos de preocupação, já que ela evoluiu rapidamente de uma categoria 2 para 5 em poucas horas.

Embora o furacão tenha perdido um pouco de força, retornando à categoria 4, o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA ainda classifica o Milton como extremamente perigoso. As autoridades locais já estão organizando a maior evacuação em oito anos, desde o furacão Irma em 2017, e todos os portos da Flórida foram fechados. O presidente Joe Biden cancelou compromissos internacionais para acompanhar de perto o avanço do furacão, que ele descreveu como "a tempestade do século".

Enquanto a população se prepara para enfrentar os impactos do Milton, há uma corrida para proteger as áreas já devastadas pelo furacão Helene, que atingiu a mesma região há menos de duas semanas.