Calendários e Eventos JABUTICABA SABARÁ
Sabará se prepara para o 38º Festival da Jabuticaba: O “Ouro Preto” da cidade que move a economia local
Evento, que acontece de 15 a 17 de novembro de 2024, promete atrair milhares de turistas e impulsionar a economia local com produtos derivados da fruta símbolo de Sabará
27/09/2024 11h15 Atualizada há 2 anos atrás
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará

A cidade histórica de Sabará, nacionalmente reconhecida como a "Cidade da Jabuticaba", prepara-se para a 38ª edição de seu tradicional festival, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024. Conhecida por seu passado como região de extração de ouro, Sabará encontrou na jabuticaba seu novo "ouro preto", tornando a fruta o principal motor econômico da cidade desde os anos 70.

O primeiro Festival da Jabuticaba foi realizado em 1987, reunindo pequenos produtores locais, que comercializavam a fruta nas ruas. Ao longo dos anos, o evento cresceu, conquistando reconhecimento nacional e, em 2008, foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural. A jabuticaba, por sua vez, tornou-se patrimônio imaterial da cidade, um símbolo de Sabará que vai além do sabor, representando tradição e cultura.

Hoje, o Festival da Jabuticaba é o maior evento cultural e gastronômico de Sabará, movimentando mais a economia local do que o próprio carnaval. O festival atrai turistas de todo o Brasil, que vêm explorar as inovações dos produtores locais e participar das diversas atividades artísticas e culturais promovidas durante o evento.

Na edição deste ano, as Praças Melo Vianna e Santa Rita, no Centro Histórico de Sabará, serão novamente o palco das festividades. O público poderá aproveitar uma feira recheada de produtos derivados da jabuticaba, como geleias, licores, vinhos, sorvetes e molhos, além de adquirir mudas de jabuticabeira e a fruta in natura. A programação completa será divulgada em breve, mas a expectativa é de que este seja um dos maiores festivais já realizados, impulsionando ainda mais a economia sabarense.

O 38º Festival da Jabuticaba é organizado pela Asprodejas e promete ser o ponto alto do calendário cultural de 2024. Para mais informações e atualizações, acompanhe a Folha de Sabará.