Na madrugada de hoje, 12 de agosto de 2024, faleceu em São Paulo o ex-ministro da Fazenda, Antônio Delfim Netto, aos 96 anos. Delfim estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein. A causa da morte não foi divulgada, sendo atribuída a complicações em seu quadro de saúde. Ele deixa uma filha e um neto, e seu enterro será restrito à família.
Delfim Netto foi uma figura central na economia brasileira durante a ditadura militar, sendo responsável pelo chamado “milagre econômico”. Ele também foi signatário do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), que endureceu o regime militar. Após o fim da ditadura, Delfim atuou como deputado federal por São Paulo por 20 anos e manteve uma relação próxima com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de sua carreira política, Delfim Netto foi um renomado professor e economista, com uma longa trajetória na Universidade de São Paulo (USP). Ele desenvolveu pesquisas importantes no campo do planejamento governamental e da teoria do desenvolvimento econômico.
Delfim Netto também esteve envolvido em investigações da Operação Lava Jato, sendo acusado de receber propina durante a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Ele sempre negou as acusações, afirmando que os valores recebidos foram por consultoria.