No último domingo, dia 25, policiais do 67º Batalhão, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, prestaram socorro a uma recém-nascida. A menina foi levada até o batalhão por familiares.
Enquanto realizavam a instrução pré-turno para o lançamento das bases comunitárias de segurança pública, os militares ouviram gritos de socorro vindos da guarita. Uma mãe havia chegado com a bebê nos braços. A menina, com apenas 17 dias de vida, estava engasgada e apresentava falta de oxigenação nas mãos, pés e cabeça, além de pouco movimento do corpo.
Imediatamente, os policiais iniciaram as manobras de desobstrução das vias aéreas, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar. No entanto, a bebê não respondia às manobras. Foi então que o sargento Marcos Vinícius realizou também a sucção direta pela boca da recém-nascida. Após várias tentativas de reanimação, a criança apresentou melhoras e expeliu uma massa de leite, provavelmente a causa do engasgo.