Encerrando um ciclo de atividades marcadas por momentos de reflexão, afeto e muita emoção, o Projeto Guarda-Chuva Azul deixou sua marca positiva nas escolas municipais e estaduais de Sabará neste ano de 2023.
Idealizado pelas secretarias municipais de Educação e Defesa Social, em parceria com a Guarda Civil Municipal, o projeto teve como foco principal o fortalecimento da autoestima dos alunos, promovendo laços familiares, escolares e de amizade.
Ao longo do ano, o Guarda-Chuva Azul visitou oito escolas municipais e cinco estaduais, envolvendo alunos, equipes pedagógicas e professores em atividades que visavam não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a formação de cidadãos conscientes e emocionalmente equilibrados.
O encerramento do projeto resultou em uma celebração que destacou a importância da parceria entre as escolas, a Guarda Civil Municipal e a comunidade. Diversas apresentações foram preparadas com carinho e dedicação, destacando o impacto positivo do Guarda-Chuva Azul na vida das crianças.
O Comandante da Guarda Municipal, Vitor Augusto, expressou sua gratidão pela participação de todos os envolvidos e ressaltou a importância da iniciativa em um período desafiador. Ele enfatizou a necessidade de fortalecer os laços de proteção mútua e transmitir valores como compaixão, afeto e carinho, essenciais para superar as adversidades.
"Essa aproximação que a gente vem fazendo já há bastante tempo, é para fortalecer essa nossa interpretação de proteção um ao outro, para conseguirmos, por si mesmo, a compaixão, o afeto, o carinho, com todos os nossos próximos, com todos os nossos familiares, com todos os nossos amigos", ressaltou o comandante.
A secretária de Educação, Fernanda Duarte, destacou a colaboração entre as secretarias municipais, salientando que o sucesso dos projetos da Prefeitura de Sabará é resultado da união e trabalho conjunto. Ela ressaltou a parceria constante com a Guarda Municipal, enfatizando os projetos desenvolvidos para abordar questões como bullying e trânsito nas escolas.
Fernanda Duarte também reforçou a importância do Guarda-Chuva Azul como um projeto sensível, promovendo a conexão entre alunos e guardas municipais, fortalecendo o vínculo de segurança e compreensão mútua. Ela enfatizou a necessidade de sensibilidade ao lidar com as diferenças e de oferecer apoio emocional, destacando que pequenos gestos, como um abraço, podem fazer a diferença na vida de alguém.
O prefeito Wander Borges encerrou as falas, inspirando-se na determinação de Ayrton Senna e ressaltando a importância da perseverança e do planejamento para alcançar o sucesso. Ele destacou as oportunidades proporcionadas pela Prefeitura e encorajou os alunos a navegarem no "mar revolto" da vida com determinação e disciplina.
Ao final do evento, o prefeito expressou sua confiança na geração futura, incentivando os alunos a aproveitarem as oportunidades oferecidas pela educação para construir um futuro brilhante. A comunidade de Sabará celebrou o encerramento do Projeto Guarda-Chuva Azul, vendo mais uma vez o poder transformador da educação aliada a valores fundamentais de respeito, carinho, amizade e solidariedade.