O Festival da Jabuticaba Sabará, que comemora a exuberância e sabor da fruta icônica da região, está trazendo uma novidade para sua 37ª edição. Pela primeira vez, o festival sediará o Concurso Nacional de Geleia de Jabuticaba, sendo este um marco significativo na história do evento. O concurso foi realizo hoje, 1º de novembro de 2023, no prestigiado Restaurante Xapuri, em Belo Horizonte, e promete apresentar o melhor da produção de geleias de jabuticaba em todo o país.
Com a participação de renomados chefs como Flavio Trombino, Carol Haddad, Carol Dinelli e Sinval Espírito Santo, o concurso será um verdadeiro teste de habilidade e inovação culinária. O painel de jurados trará sua paixão pela gastronomia e experiência para avaliar e selecionar as geleias mais saborosas e inovadoras feitas com a fruta icônica.
Uma das principais mudanças neste ano é a abertura das inscrições para todos os produtores artesanais, independentemente da afiliação com a ASPRODEJAS (Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará). Isso permitirá que produtores de geleia de jabuticaba de todas as regiões demonstrem seus talentos únicos, ampliando significativamente a participação no concurso.
O coordenador do concurso, Bruno Betônico, um produtor de geleias e conhecido promotor de eventos, implementou novas categorias para tornar o evento mais técnico e inclusivo. "Esse ano fui convidado pra coordenar esse concurso de geleias, abrindo um pouco o leque pra torná-lo mais técnico, tanto pela parte de jurados quanto na parte do próprio regulamento", explicou ele.
Uma dessas novas categorias é a Geleia Mista, permitindo a participação de produtos compostos por geleia de jabuticaba e um segundo ingrediente, como pimenta, outra fruta ou até mesmo uma bebida. Essa categoria foi especialmente concebida para oferecer uma segunda oportunidade aos participantes que já haviam vencido ou participado anteriormente, mas não podiam se inscrever novamente nas categorias tradicionais.
O objetivo é mostrar a qualidade das geleias produzidas em Sabará, embora a cidade tenha apenas 27 produtoras associadas. Além do concurso de geleias, o evento deste ano também apresentará uma competição para avaliar a rotulagem das geleias, com um painel de jurados composto por uma artista plástica, um designer e uma jornalista. Os licores e outros produtos inovadores produzidos pelos moradores de Sabará também serão avaliados durante o festival.
Este ano, aproximadamente 150 produtos foram inscritos, representando um aumento significativo em comparação ao ano anterior. Além das geleias, produtos inovadores como rapadura, queijadinha e pesto de jabuticaba também estarão em destaque durante o evento. A Jabuticaba, fruta característica do Brasil e de Sabará, desempenha um papel central em muitos dos produtos inscritos, demonstrando a diversidade de aplicações deste ingrediente singular.
O Festival está na sua 37ª edição e ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, oferecendo uma programação rica em cultura, música, artesanato e, é claro, delícias à base de jabuticaba. O evento é um dos maiores do Brasil sobre a temática e atrai até 100 mil pessoas. Os vencedores de cada categoria do concurso de geleia de jabuticaba serão anunciados na cerimônia de abertura do festival, criando uma atmosfera de entusiasmo e expectativa entre os participantes e visitantes.