- A cidade de Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, decretou situação de emergência por causa do temporal da última segunda-feira (21). A cidade mineira foi que a registrou o maior volume de chuva entre os municípios do Brasil nas últimas 24h. De acordo com o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), foram 34,4 mm até às 8h desta terça-feira (22). A medição foi quase o dobro da cidade de Una, na Bahia, que ficou em segundo lugar, com 17,6 mm.
"Fica decretada situação de emergência no município de Teófilo Otoni em razão das fortes e intensas chuvas com granizo que se abateram sobre diversas áreas do nosso município durante a tempestade ocorrida neste dia 21 de agosto de 2023, que ocasionou deslizamento de solo, destelhamentos, tombamentos de árvores, enxurradas e alagamentos”, diz o texto do decreto 8.448/2023, assinado pelo prefeito Daniel Batista Sucupira.
Conforme informado pela reportagem de O TEMPO, municípios da região do Vale do Mucuri registraram uma forte chuva de granizo na noite de segunda-feira (21). Em Teófilo Otoni, os bombeiros atenderam diversos chamados, entre eles de queda de árvores. Segundo a prefeitura, foram registradas cerca de 50 ocorrências durante o temporal, incluindo pontos de alagamentos, riscos de desabamento e quedas de árvores que obstruíram vias.