Educação FLIS
Tradicional Festa Literária da cidade de Sabará inicia nesta quinta-feira.
Nos dias 24 a 27 de agosto será realizada a nona edição da Festa Literária de Sabará (FLIS).
21/08/2023 15h17
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Paula Granja - Assessoria de Imprensa

A festa tradicional da cidade mineira que terá por quatro dias, onde o livro, a leitura e a literatura se tornarão o combustível capaz de trazer debates interessantes e novos perspectivas para cada um dos participantes por toda a cidade.

 

Durante os dias 24,25, 26 e 27 de agosto, a Borrachalioteca apresenta atrações por toda Sabará como lançamento de livros, rodas de conversa com escritoras e escritores, narração de histórias, oficinas, debates, exposição, feira de livros, ilustradores na praça e música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um se sinta pertencente a esse universo maravilhoso que é a literatura.

A logomarca do festival ganhou vida com a delicada aquarela da talentosa Luanna Grammont que inovou ao inserir um pé de jabuticaba, símbolo de Sabará, aos elementos tradicionais: a Igreja do Rosário, a Igreja do Ó, o coreto da Praça Santa Rita e o livro aberto!

 Como já é tradicional no evento, as embalagens de Pão e Poesia levarão um pouco de literatura para o café da manhã de cada sabarense. Nesta edição, contaremos com poemas e canções dos participantes da Festa que vem para nos inspirar e poetizar nosso dia a dia.

 

A programação deste ano foi cuidadosamente pensada pela nossa dupla de curadores: Túlio Damascena e Camila Schoffen que, com a ajuda de muitos parceiros e parceiros, reuniram pessoas muito especiais. Primando pelo protagonismo e pela diversidade, com artistas de Sabará e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a FLIS se propõe a ser um catalisador, onde há fruição artística e estética e muitos debates, para que a gente não perca a leveza, mas lute bravamente por um país melhor.   A programação é toda gratuita e está em nosso site. Confira: https://www.borrachalioteca.com.br/ixflis

Borrachalioteca

A Borrachalioteca uma biblioteca comunitária criada em 2002, no interior de uma borracharia no bairro Caieira, na cidade histórica de Sabará em Minas Gerais. Possui uma outra unidade - a Sala Son Salvador - no bairro Cabral, também localizada na cidade. Atualmente o acervo das duas bibliotecas contam com mais de 10.000 obras literárias.

Desde 2013 faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai e também da RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Programação IX FLIS

24 de agosto - Quinta-Feira

Local: Teatro Municipal - Rua Pedro II - s/nº - Centro

9h30 - Roda de Conversa - “Sempre é Tempo de Quadrinhos” com Rebeca Prado e Hannah Abranches

15h - Roda de Conversa - “A Escrita para a Infância” com Carol Fernandes e Míria Gomes

 

Local: Clube Cravo Vermelho - Rua Borba Gato, 22 - Centro

19h - Lançamento Coletivo de Livros

Andreia Ribeiro, Christian Coelho, Daniel Lima, Edemar Cavalcante, Mônica Granja, Olegário Alfredo, Patrícia Silva, Quinho, Rosi Amaral e Coletivo Escribas de Minas 

Lançamento do Pão e Poesia Edição Comemorativa

Apresentação Cultural - Sofia Rodrigues

 

25 de agosto - Sexta-Feira

Local: Teatro Municipal - Rua Pedro II - s/nº - Centro

19h - Luciana Rocha conversa sobre seu livro “Nem Covarde Nem Herói: amor e recomeço diante de uma perda por suicídio”

 

26 de agosto - Sábado

Local: Borrachalioteca - Polo Cultural - Rua Marieta Machado, 164 - Centro

9h às 12h - Oficina: Contação de Histórias Pretas - com Magna Oliveira e Jogo Afromemória com estagiárias do Projeto Iranti - Ser África (UFMG)

 

Local - Praça Santa Rita

15h - Apresentação Cultural - Coral Infantojuvenil Santa Cecília


16h30 - Narração de Histórias

 

17h30 - Histórias da Nossa Gente: causos e cantos com Lu Mosqueira, Jadson Leonato e Luiz Alves

 

19h -Apresentação Cultural - Samba da Meia Noite

27 de agosto

Local - Praça Santa Rita


14h - Oficina de Mangá com Luanna Grammont

14h - Apresentação Cultural - Ophicina Musical

15h - Apresentação Cultural -  Felipe Bedeti

16h30 - Lançamento do Livro “Anarquia em BH”, com Dan Oliver e Ganmit e Apresentação da Banda Consciência Suburbana

18h30 - Apresentação Cultural - Futsamba