Na manhã desta segunda-feira, 31 de julho, uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para capturar uma serpente no distrito de Ravena em Sabará
Ao chegar no local, os militares encontraram duas cobras da espécie caninana, também conhecida como cobra tigre, devido às cores amarela e preta de suas escamas.
Utilizando um gancho e uma caixa de contenção, os bombeiros fizeram a captura dos répteis, que estavam entre o forro de PVC e o telhado da residência.
Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros, Alexandre Márcio Neves, a espécie não é peçonhenta. “A caninana pode atingir cerca de 2,5 metros de comprimento e é bastante rápida e arisca.” - disse o sargento, que é especialista na captura de serpentes.
Os militares soltaram as cobras no seu habitat, numa área de preservação ambiental, longe da ação dos seres humanos.
COBRA CANINANA
Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa. Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras.
Qual o tamanho da caninana?
A cobra caninana pode chegar a 2,5 metros de comprimento e costuma ter as cores amarela e preta. Tem grandes olhos negros e possui hábito diurno. Ela se alimenta de ovos, aves, pequenos roedores e morcegos.
Quando ameaçada, infla o pescoço e vibra a cauda para assustar predadores e seres humanos desavisados e, se for preciso, usa sua mordida para se defender. O inchaço do seu pescoço não tem veneno.