A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu a venda de lotes de camisinhas masculinas por falha no teste de estouro, que avalia a resistência do produto. Os lotes de preservativos vetados pela entidade são das marcas Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera. A decisão foi publicada hoje (23/02), no Diário Oficial da União.
De acordo com a portaria da Anvisa, as camisinhas falharam nos testes após três anos e, inicialmente, os lotes foram produzidos com prazo de validade de cinco anos a partir da data de fabricação. No procedimento, amostras dos preservativos são infladas com uma alta tensão de ar até romper. Se o preservativo rasgar antes dos valores determinados, ele falha no teste de segurança realizado pela agência.
Em nota, a Blowtex alerta aos consumidores que a data de validade de alguns produtos está incorreta. Além disso, informou que os itens já começaram a ser recolhidos das lojas.
“No período de avaliação foi identificado que pode haver um risco maior de ruptura para preservativos com mais de 3 anos de fabricação. Entretanto, com qualquer preservativo, em caso de rompimento, as pessoas devem tomar precauções adicionais para reduzir a chance de gravidez ou de infecções sexualmente transmissíveis”, diz a Blowtex em seu site.