Meio Ambiente MINERAÇÃO ILEGAL
Extração ilegal de minério é descoberta na Serra do Taquaril, em Sabará
Um operador de máquinas e um motorista de caminhão foram presos, além de veículos apreendidos
08/09/2022 09h04 Atualizada há 4 anos atrás
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: JORNAL O TEMPO
Ocorrência foi registrada na serra do Taquaril — Foto: Divulgação / PMMG

Uma denúncia levou a Polícia Militar do Meio Ambiente a descobrir extração ilegal de minério na serra do Taquaril, em Sabará, na terça-feira (6). Um operador de máquinas e um motorista de caminhão foram presos, além de veículos apreendidos.

De acordo com o sargento Alexander Almeida, o serviço de inteligência do batalhão realizou levantamentos e monitoramentos com o objetivo de impedir a continuidade da prática criminosa. “Hoje presenciamos o caminhão sendo carregado de material e sendo descarregado em Itaúna. Quando isso aconteceu, foi feita a apreensão do veículo e do minério”, disse.

Em 11 de julho, uma operação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Polícia Militar fiscalizou o local, porém só foi possível ver as máquinas no local sem o carregamento de material. “Aquela região é alvo constante de extração de minério”, informou o militar.

Segundo a PM, tanto o local de carregamento, quanto o de recebimento, não possuíam as licenças ambientais necessárias para tal atividade. Além da prisão, um trator de esteira, um trator carregadeira e um caminhão foram apreendidos.

A empresa que extraía o minério de forma ilegal tinha autorização para fazer um serviço de terraplanagem no local. A ocorrência foi encerrada na Polícia Federal de Belo Horizonte, por se tratar do crime de usurpação de bem da União e receptação.