Obras COPASA
Obras de instalação do sistema de tratamento de esgoto estão paradas
Estação de bombeamento construída próximo a rua Pereira Vieira está cheia de mato
30/04/2022 13h00
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará

Há tempos a população vem questionando sobre as obras para instalação do sistema de tratamento de esgoto que estão paradas em Sabará. Além disso, existem muitas críticas dos sabarenses em relação a qualidade dos serviços de reparo feitos pela Copasa no município. Sempre após alguma manutenção, as ruas ficam esburacadas ou desniveladas.

Um exemplo desse abandono das obras é a estação de bombeamento construída próximo a rua Pereira Vieira. Neste local os portões estão abertos e o mato já tomou conta de quase tudo. Outro local que exemplifica esse descaso é o almoxarifado ao lado do Mercado Municipal, onde se estocava tubos e outros materiais. Este espaço foi completamente esvaziado. Dessa forma, fomos em busca de esclarecimentos da Copasa sobre esses fatos.

 

COPASA

 

Por meio de nota, a companhia explica que as obras foram retomadas no mês passado após uma paralisação de quatro meses para liberação de áreas para execução das redes e interceptores. “A Copasa informa que investiu R$ 59.646.880,03 só na 1ª etapa das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Sabará. Nesta etapa, já concluída, foram construídos aproximadamente 28 mil metros de redes coletoras, 21,5 mil metros de interceptores em diversos bairros de Sabará e também foram construídas parcialmente quatro estações elevatórias de esgoto”, diz.

A Copasa afirma ainda que, atualmente, há mais dois contratos de obras em andamento para ampliação do Sistema. Na 2ª etapa, com investimentos no valor de R$ 8.177.413,89,  serão construídas aproximadamente 3,8 mil metros de redes coletoras e 5,4 mil metros de interceptores. A previsão de conclusão é março de 2023.

De acordo com a companhia, já na 3ª etapa da ampliação da SES de Sabará, com investimentos de R$ 64.551.643,64, serão construídas 30 estações elevatórias de esgoto em diversas localidades do município, aproximadamente  2 mil metros de redes coletoras e 7,5 mil metros de interceptores, com previsão de conclusão em março de 2024. “A construção da estação elevatória de esgoto Pereira Vieira faz parte da 3ª etapa de ampliação do Sistema. O local irá passar por uma limpeza antes do início das obras”, afirma a Copasa.

Sobre a área ao lado do Mercado Municipal, a companhia informa que o local é utilizado como canteiro de obras da 3ª etapa de ampliação do SES Sabará. Os materiais retirados não estavam de acordo com o projeto e, por isso, foram encaminhados para o almoxarifado da empreiteira contratada.

Em relação à recomposição dos pavimentos, a Copasa esclarece que acompanha a execução dos serviços junto à empresa contratada, para garantir que eles sejam realizados no tempo mais breve possível.

A companhia reforça ainda que conta com equipes especializadas para a realização dos serviços de manutenção, desentupimento e lavagem das redes de esgoto. 

Para que essas equipes possam ser deslocadas para resolver problemas de vazamento de esgoto, as reclamações devem ser feitas por meio dos canais de relacionamento da empresa, pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. As ocorrências também podem ser registradas pelo WhatsApp (31) 99770 7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.