QUARTA-FEIRA, 02 DE DEZ DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
19 DE NOVEMBRO DE 2020
Juizados pretendem atingir 6 mil pedidos virtuais até o fim do ano

Causas de até 20 salários mínimos podem ser iniciadas de maneira simples e online

A pré-atermação online, formalização de demanda nos Juizados Especiais facilita formalização de causas menos complexas

A estrutura dos Juizados Especiais (Jesp) está preparada para atender a população virtualmente, sem que seja necessário o deslocamento até uma das unidades jurisdicionais. Causas de menor complexidade e que não excedam 20 salários mínimos podem ser formalizadas, de maneira simples, diretamente no portal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em Belo Horizonte, a expectativa é atender até dezembro um total de 6 mil pedidos por meio da pré-atermação virtual.

A capital mineira, inclusive, serviu de projeto piloto e atingiu resultados significativos na implantação do atendimento online durante a pandemia do novo coronavírus. O modelo foi expandido e está em funcionamento nos juizados de todo o estado.

"Nossa intenção é intensificar ainda mais o trabalho do pedido inicial pela internet, apesar do afrouxamento das medidas de isolamento social", explica a juíza coordenadora do Jesp de Belo Horizonte, Flávia Birchal de Moura.

A pré-atermação online é a formalização de uma demanda do cidadão nos Juizados Especiais. Após redigir o documento, ele é enviado para a análise de um juiz de direito.

Esse novo procedimento foi instituído pela Portaria Conjunta 1.053/PR/2020, de 23 de setembro, sob a determinação do presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, e do corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo.

O presidente Gilson Lemes disse que esse é mais um passo para os Juizados Especiais cumprirem seu papel de ter um processo célere, econômico e efetivo, seguindo os critérios da simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade.

No site do TJMG, a pessoa pode ir direto na aba correspondente aos Juizados Especiais, clicar no menu "Cidadão" e preencher o formulário disponível na opção "Pré-Atermação - Iniciar Processo". Em até três dias após o recebimento do formulário eletrônico, o Juizado Especial vai entrar em contato por telefone com a parte e solicitar os documentos necessários à atermação do pedido. Os documentos devem ser encaminhados via e-mail .

Distribuído, o processo ganha um número que será informado ao demandante. Caso a parte tenha necessidade de fazer alguma solicitação, deverá acessar o portal do TJ novamente e preencher o formulário disponível na opção "Setor de Atendimentos - Processos em Curso".

O cidadão deve ficar atento: em nenhuma hipótese, o Tribunal de Justiça solicita dados bancários ou pessoais que não sejam de interesse da ação, bem como outros de caráter sigiloso.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
16 DE ABRIL DE 2019
22º FESTIVAL DO ORA PRO NÓBIS
07 DE ABRIL DE 2020
07 de abril: Dia do Jornalista
21 DE JANEIRO DE 2020
CARNAVAL EM BH
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados