QUARTA-FEIRA, 02 DE DEZ DE 2020
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NOTICIÁRIO - GERAIS
21 DE OUTUBRO DE 2020
Moradores convivem com a falta d’água

Copasa atribui o desabastecimento às ligações clandestinas e elevação de temperatura

A Folha de Sabará recebeu várias reclamações sobre a falta d’água em bairros na cidade, principalmente, no Esplanada, Centro, Rosário, Borges, Bom Retiro e Borba Gato. A principal queixa é do corte de água durante o dia todo e retorno de abastecimento somente à noite.

Em nota, a Copasa informou que, como medida contingencial, em Sabará, a Companhia vem realizando manobras operacionais nos sistemas e disponibilizando caminhões-pipa para abastecer os reservatórios e atender os clientes, emergencialmente. Ainda de acordo com a nota, outro problema no sistema de abastecimento em Sabará e outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são as ligações clandestinas, mais conhecidas como ‘gatos’. Essas ligações promovem um desequilíbrio na dinâmica do sistema de distribuição de água, uma vez que são feitas de forma irregular, sem nenhuma técnica ou mecanismo de controle e regulação. Isso prejudica o abastecimento contínuo dos clientes regulares da Companhia, gera intermitência e desestabilização no fornecimento de água. O furto de água é crime descrito no Código Penal. A Copasa esclareceu ainda que está trabalhando continuamente para disponibilizar água tratada em todos os municípios onde opera, mas as situações sazonais como o longo período de estiagem, o aumento do consumo de água - em virtude da elevação da temperatura -, situações emergenciais nos sistemas e ocorrência de algum problema operacional podem provocar interferências no abastecimento.

Canais de atendimento

Os desabastecimentos pontuais devem ser registrados pelos canais de atendimento: Central de Atendimento “115”, Agência Virtual no site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para IOS ou Android), informando o endereço completo do imóvel. Assim as reclamações serão encaminhadas diretamente ao sistema de gerenciamento e repassadas às equipes para verificação no local e, se for o caso, tomar as providências necessárias.

A Companhia pede a colaboração da população para o uso consciente e responsável da água como, por exemplo: não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos; reutilizar a água da máquina de lavar.

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