SEXTA-FEIRA, 18 DE SET DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
09 DE SETEMBRO DE 2020
Grupo de trabalho vai avaliar situação fundiária no estado

Cartilha será elaborada com o passo a passo para a obtenção dos títulos de posse

Desembargador Newton Teixeira Carvalho discutiu com grupo de trabalho a criação de uma cartilha para regulamentação de propriedades de terra voltada às prefeituras

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Newton Teixeira Carvalho, conduziu na quarta-feira (26/8) reunião do grupo de trabalho criado para discutir questões relacionadas à regularização fundiária em diversas regiões do Estado.

Segundo o desembargador, foi discutida a criação de mecanismos que possam dar mais celeridade aos processos de regulamentação de terras, com ocupações existente há pelo menos cinco anos e já consolidada. A proposta é que aqueles que já são proprietários consigam ter a posse documentada e regulamentada, fomentando o exercício da cidadania e dos direitos básicos.

Cartilha

"Muitas prefeituras não sabem como lidar com esse tipo de situação, como ocupações e assentamentos. Vamos elaborar uma cartilha com o passo a passo para a regulamentação das propriedades de terra, incluindo os aspectos legais, para auxiliar os municípios", destacou Newton Teixeira Carvalho.

De acordo com o desembargador, é preciso dar visibilidade às lideranças, com a participação da Promotoria, Corregedoria e Defensoria Publica, além dos atores importantes nessas ações, como as prefeituras e os cartórios.

"Queremos evitar a judicialização dos conflitos agrários, dando visibilidade às pessoas carentes que têm a posse da propriedade, mas não possuem a documentação. Vamos tentar mudar essa situação, dando agilidade para a obtenção do título de posse", concluiu o magistrado.

Núcleos regionais

Participantes debateram formas de trabalho para evitar a judicialização de conflitos agrários

O 3º vice-presidente informou ainda que serão criados núcleos regionais para avaliar a situação em Minas Gerais. "Com a ajuda de diversos setores, como Ministério Público, Defensoria e cartórios de registros de imóveis, vamos mapear os locais com ocupações e procurar os prefeitos para agilizar a regularização das propriedades", disse.

Participaram desta reunião o desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues; o juiz auxiliar da presidência, Rui de Almeida Magalhães; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras; o juiz auxiliar da Corrregedoria, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira; o promotor de Justiça e coordenador estadual da Habitação e Urbanismo do MPMG, Leonardo de Castro Maia; o advogado-geral adjunto da Advocacia Geral do Estado, Luciano Neves de Souza; o coordenador da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin), Diego Ávila da Silva; o gerente de Orientação e Fiscalização de Serviços Notariais e de Registro (Genot) da Corregedoria Geral de Justiça, André Lúcio Saldanha; o defensor público Aylton Rodrigues Magalhães e o registrador de imóveis, Luciano Dias Bicalho.

Antes da reunião do grupo de trabalho - instituído pela Portaria Conjunta Nº 1.038/PR/2020 para promover estudos e encaminhamentos de questões atinentes às regularizações fundiárias no Estado de Minas Gerais - o desembargador Newton Teixeira se reuniu também em audiência com o líder religioso Frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra, e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Na pauta, esteve também a proposta de trabalho conjunta para a regulamentação fundiária.

GERAIS
27 DE NOVEMBRO DE 2019
Rede de Notícias do Sindijori MG
05 DE FEVEREIRO DE 2020
Um mar de lama
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
19 DE JUNHO DE 2019
REDE DE NOTÍCIAS SINDIJORI
15 DE JULHO DE 2020
SABARÁ TERÁ FESTIVAL VIRTUAL
02 DE MARÇO DE 2020
Rede de Notícias do Sindijori MG
30 DE SETEMBRO DE 2019
Rodada Empresarial IFMG
29 DE JUNHO DE 2020
Bem-vindo a Sabará
07 DE MAIO DE 2020
Prazo para pagamento do IPVA
04 DE OUTUBRO DE 2019
Planejamento sucessório em debate
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados