TERÇA-FEIRA, 22 DE SET DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
18 DE AGOSTO DE 2020
Pandemia: Coleta e destinação final de resíduo hospitalar seguem normas rigorosas

A empresa Viasolo Engenharia Ambiental, é responsável pelos serviços relacionados a limpeza urbana de Sabará, além da coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos hospitalares do município. Em tempos de pandemia os cuidados com o descarte correto de materiais infectados pela Covid-19 seguem a mesma linha dos resíduos hospitalares infectantes. Todo o manejo é realizado por pessoal treinado e o veículo é adaptado para este fim. Os colaboradores da empresa recebem treinamento e tem EPIs específicos para o manejo de qualquer resíduo infectante, dentre eles, os resíduos gerados por pacientes da Covid. “Os resíduos hospitalares (infectantes) são considerados resíduos perigosos com risco a saúde pública e devem ser coletados e tratados de forma adequada, seguindo a legislação vigente”, explicou o engenheiro ambiental, Mário Sérgio Carvalho, responsável pela unidade de Sabará.

Mário Sérgio disse ainda que os resíduos de Sabará são levados para a cidade de Betim, onde a empresa possui uma Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (UTRSSS), composta por duas autoclaves que tratam estes resíduos a altas temperaturas, após o tratamento, os mesmos são descarregados em aterro classe II, com comprovada eficácia do tratamento feita através de testes seguindo a legislação vigente.

Descarte doméstico de máscaras e luvas

Devido a pandemia o uso de máscara e luvas se tornou obrigatório. No caso de pacientes de Covid em tratamento domiciliar, além de manterem em isolamento, precisam descartar corretamente as máscaras e luvas. O descarte consciente e responsável evita a contaminação, principalmente dos coletores de lixo, e ajuda a preservar o meio ambiente.

DICAS

1. Não descartar luvas e máscaras nas ruas, logradouros públicos, ou em recipientes de coleta urbana;

2. Não misturar com os resíduos recicláveis que são enviados à coleta seletiva;

3. O descarte de luvas e máscaras deverá ser feito em sacos separados, devidamente fechados e encaminhados para coleta domiciliar normal;

4. Nos domicílios em que existem casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, deve-se usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois terços de sua capacidade preenchida;

5. Se o cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, recomenda-se avisar ao síndico que deverá orientar os funcionários responsáveis pelo recolhimento de resíduos do condomínio.

Fique atento proteja você̂ e o pró́ximo!

Prefeitura

A prefeitura de Sabará vai realizar nos próximos dias uma campanha educativa com o intuito de orientar a população sobre a importância e necessidade de descartar adequadamente este materiais.

SAÚDE
03 DE JULHO DE 2020
Meu Herói é você
28 DE AGOSTO DE 2020
Sabará adere ao Minas Consciente
26 DE JUNHO DE 2020
Por favor, fiquem em Casa!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados