SEGUNDA-FEIRA, 26 DE OUT DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - ECONOMIA
17 DE JULHO DE 2020
Projeto idealizado pela comunidade de Pompéu tem apoio da AngloGold

Parafraseando o cantor Raul Seixas - “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. E foi dessa forma que surgiu o projeto: “Saberes, sabores: Pompéu e suas tradições”, idealizado pela comunidade local para que os artesãos, cozinheiras, agricultores pudessem expor a diversidade de seus produtos em uma feira. Um desejo sempre discutido nas reuniões sobre melhorias para o bairro.

Com a criação da associação de bairro este sonho se tornou próximo de ser concretizado. O projeto foi enviado e aprovado no edital “Parcerias Sustentáveis”, da AngloGold Ashanti. A realização é de responsabilidade da associação de bairro com apoio da empresa.

O objetivo desse projeto é fomentar a economia local, criar oportunidade de demonstração e venda dos produtos. “Os produtores de Pompéu têm um potencial enorme. Quem nunca ouviu falar da comidinha de Dona Maria, da Iara, das verduras orgânicas da Madalena, dos produtos da Nem que já foram diversas vezes premiados nos festivais de jabuticaba, no pastel da Dona Nilza, e em tantos outros que vão surgindo e trazendo muitas novidades”, ressaltou Laura Fonseca, assistente de produção do projeto e moradora da comunidade.

“A princípio, o projeto foi pensado como um circuito ecocultural e gastronômico a ser realizado, quinzenalmente, na comunidade. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus a demanda vem se tornando outra, já que pouquíssimos produtores têm facilidade ou experiência com vendas online. O que tem se delineado é uma plataforma onde estes produtores poderão expor suas mercadorias, além de minicursos e palestras ligadas ao tema.”, explicou Rafaela Pinheiro, responsável pela Comunicação e Marketing do projeto.

Como o projeto começou a sair do papel no segundo semestre de 2019, e com as medidas de isolamento social por causa da pandemia, as feiras não puderam acontecer. No momento, a equipe do projeto está cadastrando os interessados para começarem, em breve, a divulgação. De acordo com Rafaela, a adesão está acima do esperado. A pretensão é que quando este momento difícil passar, todos possam, presencialmente, explorar as diversas possibilidades que a comunidade de Pompéu oferece.

Participam também do “Saberes, sabores: Pompéu e suas tradições”, os coordenadores do projeto e da associação de bairro: Welington Fonseca, Juliana Oliveira e Luísa Soares. Na produção, Fernanda Corradi. Estes integrantes são moradores do bairro. Josiane Hohene de Jesus, atua na consultoria técnica do projeto.

ECONOMIA
23 DE NOVEMBRO DE 2015
29 DE FEVEREIRO DE 2016
Desconto de 15% no IPTU
05 DE JANEIRO DE 2017
2017 será para empreendedores
12 DE JUNHO DE 2020
Crédito para os pequenos
15 DE SETEMBRO DE 2020
Fhemig abre processos seletivos
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados