QUARTA-FEIRA, 05 DE AGO DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SOCIAIS
16 DE JULHO DE 2020
Abrigo Irmã Tereza de Jesus: 39 anos de amor e cuidado

No mês em que Sabará comemora 309 anos de fundação, a Folha de Sabará não poderia deixar de falar do Abrigo Irmã Tereza de Jesus que é um lar amoroso para as 24 idosas que residem lá. No dia 31 de julho, a casa faz 39 anos de existência. E para comemorar a data lançou nas redes sociais a série: “Abrigando Corações”, que conta a história do Abrigo ao longo de quase quatro décadas. São histórias para se emocionar e inspirar. A construção do Abrigo só foi possível pelos materiais de demolição doados pela Belgo Mineira e pela equipe que idealizou a casa que dispunha de recursos provenientes da venda de papel e plástico.

Referência no município em atendimento a idosas com maior grau de dependência e que se encontram debilitadas, o abrigo acolhe senhoras entre 60 a 99 anos. Todas recebem cuidados especiais e a casa tem como objetivo ampará-las e protegê-las em período integral, proporcionando assistência médica, alimentação, vestuário e todos os cuidados necessários à vida diária.

“Apesar das dificuldades encontradas em quase quatro décadas de atuação (incluindo o incêndio ocorrido em dezembro de 1980 um mês antes da inauguração), as idosas têm sido atendidas com carinho em ambiente familiar, característica marcante observada por todos que visitam o Abrigo”, ressaltou Cláudia Moreira Penna, supervisora da casa.

Esse carinho é reconhecido pela dona Maria Efigênia de Oliveira, 90 anos, moradora da casa. “Gosto muito do Abrigo, sou muito bem tratada, não me falta nada, só vou sair daqui morta, o dia que Deus lembrar de mim e quiser me levar”, contou a senhora de cabelos grisalhos e semblante calmo.

Pandemia: mudança na rotina

De acordo com a supervisora do Abrigo até o momento não houve nenhum caso de funcionário ou idosa infectados pelo novo coronavírus. “As nossas idosas são todas consideradas do "grupo de risco", por isso, o cuidado com elas é constante, com a equipe seguindo os protocolos de higienização e distanciamento”, concluiu.

Mas como o momento pede isolamento social para evitar o avanço da doença, a casa tomou algumas medidas de segurança. A principal delas foi a mudança na rotina das acolhidas suspendendo as visitas tanto de familiares, como de amigos que procuram para uma boa conversa.

“O Abrigo Irmã Tereza de Jesus sempre teve as portas abertas para a comunidade, mas o momento é de prevenção e atendimento às normas das autoridades sanitárias. Portas fechadas, mas cuidados redobrados com as acolhidas e com todos os funcionários. A saudade é natural, mas compensada por movimentos que proporcionem alegria, afeto e confiança, para que não se sintam totalmente isoladas. O momento é de vigilância e equilíbrio”, explicou Cláudia Penna.

Para garantir a manutenção da casa, o Abrigo realiza a captação de doações por meio de débito automático na conta da Cemig, doação programada e boleto bancário mensal. Para mais informações de como ajudar, ligue nos telefones (31) 3672-6302 ou 3672-6030.

SOCIAIS
06 DE FEVEREIRO DE 2020
Nasce uma Estrela
02 DE ABRIL DE 2015
Campanha Eu amo minha mãe!
31 DE OUTUBRO DE 2019
Festa para um legado
05 DE MAIO DE 2020
Dona Adélia faz 103 anos
26 DE JUNHO DE 2020
Unidos pelo amor e pela fé
31 DE OUTUBRO DE 2019
Olhando para o Futuro
03 DE DEZEMBRO DE 2019
Eleição do Conselho do Fundeb
16 DE JULHO DE 2020
Ajudar para superar
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados