DOMINGO, 12 DE JUL DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
26 DE JUNHO DE 2020
Por favor, fiquem em Casa!

Sabará registra duas mortes por Covid-19 e um aumento de mais de 400% de casos confirmados no mês de junho

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou para a Prefeitura de Sabará que o município tem dois óbitos por causa da doença. O primeiro trata-se de um homem de 61 anos, com comorbidades que faleceu no dia 13 de junho, a outra vítima da doença é uma mulher de 70 anos que foi a óbito em 16 de junho.

Em junho houve um aumento de 400% nos casos, mesmo com as medidas restritivas implantadas pela prefeitura. De acordo com a administração municipal o Comitê Sabarense de enfrentamento ao Coronavírus está em estado de alerta.

Quanto as medidas para conter o avanço do coronavírus, a Prefeitura tem realizado diversas ações educativas, com distribuição de máscaras, de fiscalização no comércio, medidas compensatórias, como a distribuição de cestas. O prefeito Wander Borges disse que também é necessário que a população se conscientize e colabore. “Os casos estão aumentando e a Prefeitura recomenda a população para que fiquem em casa. Os carros de som já voltaram a circular na cidade alertando a todos. Blitz educativas serão realizadas em todo município. O momento pede a conscientização coletiva”, ressaltou o prefeito.

Mesmo com as medidas restritivas alguns bares e restaurantes descumpriram o decreto municipal e estão funcionando. A prefeitura informou que a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, tem realizado ações de fiscalização constantemente. “Os agentes da Guarda Civil Municipal são escalados diuturnamente ao assumirem o plantão para patrulhamento e fiscalização dos estabelecimentos comerciais. E há notificação de comércios em desconformidade, informou o prefeito Wander Borges.

Sobre a flexibilização do isolamento social e abertura de novos serviços no município, a Prefeitura informou que o avanço ou recuo de flexibilização é ditado pelo Comitê Sabarense de enfrentamento ao Coronavírus que se reúne semanalmente para avaliar os indicadores e determinar as medidas restritivas.

Novas medidas

no estado

O governador Romeu Zema anunciou, na tarde de 24 de junho, novas medidas de combate ao novo coronavírus em Minas Gerais. Em todo o estado, a partir do dia 25 de junho, a Polícia Militar vai desempenhar um importante papel na prevenção da Covid-19. “A Polícia Militar vai abordar as pessoas que não estiverem usando máscara e pedindo para providenciarem. O uso de máscaras no estado é obrigatório. A polícia vai também abordar toda situação onde houver aglomeração de pessoas. O cidadão não será preso e nem será multado. A abordagem é para orientação e conscientização”, explicou o governador. Romeu Zema disse ainda que as pessoas podem denunciar o descumprimento do isolamento social, como festas e churrascos ligando no número 190 e solicitando a presença da polícia aos locais.

O governador falou também sobre o fechamento das cidades, o chamado lockdown. “Algumas cidades, como Uberlândia, Patos de Minas e Araxá já estão em lockdown. A situação depende de cada região. O estado ainda tem margem de segurança, mas, em algumas regiões, essa margem é maior ou menor. Os prefeitos têm sido orientados a fazer o melhor para deixar a população mais segura. Dificilmente o lockdown acontecerá em todo estado”, afirmou Zema.

Romeu Zema pediu que a população faça a sua parte evitando aglomeração, fazendo uso de máscara e higienização, e, se possível, fiquem em isolamento.

Sobre o retorno das aulas presenciais em todo estado, o governador informou que provavelmente será no segundo semestre, mas não há previsão.

Dados da Covid-19

De acordo com a Prefeitura de Sabará, até o dia 24 de junho, a cidade tinha 161 casos confirmados e 68 recuperados. Três óbitos ainda seguem em investigação. As regiões onde foram confirmadas a doença são Ravena, Borges, Fátima, General Carneiro, Ana Lúcia, Roça Grande e Sede: bairros entre Caieira e Pompéu.

Em Minas Gerais, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde em 24 de junho, foram 31.343 casos confirmados, 18.255 recuperados e 771 pessoas morreram da doença. O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de infectados e mais de 50 mil mortes. Casos recuperados somam 571.649 até o momento.

SAÚDE
03 DE JULHO DE 2020
Meu Herói é você
26 DE JUNHO DE 2020
Por favor, fiquem em Casa!
28 DE AGOSTO DE 2019
CAPS Adulto ganha nova sede
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados