SEGUNDA-FEIRA, 23 DE NOV DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - TECNOLOGIA
06 DE MAIO DE 2020
Dicas para empreendedores que estão trabalhando remotamente

Pesquisa aponta que o trabalho remoto aumentou significamente nos últimos três anos no Brasil

O crescimento do trabalho remoto é uma realidade que surge de uma necessidade que algumas empresas têm de continuarem realizando negócios, mesmo que seus funcionários estejam fora do escritório. Comparando com o home office, o trabalho remoto não se restringe a trabalhar somente em casa, mas também permite a escolha de um local mais afastado, como por exemplo, outra cidade, outro país. Para se ter uma ideia, a Universidade de Harvard, divulgou um estudo em 2019, onde mostra que trabalhar de qualquer lugar aumenta a produtividade em comparação com o trabalho em home office.

Para alguns empreendedores essa alternativa já é realidade, afinal eles precisam ter autonomia, liberdade criativa e flexibilidade, além de estar disponível em lugares diferentes, participando de reuniões, fechando contratos, entre outras atividades. Neste cenário, a internet possibilita que o colaborador da empresa esteja em múltiplos lugares ao mesmo tempo. Além disso, o empreendedor se torna mais rápido, já que não precisa ficar se deslocando tanto quanto antes, por estar parado no trânsito ou com algum problema no veículo, impedido por conta de chuva, enchente ou qualquer outro tipo de desastre ambiental.

De acordo com Sidney Zynger, diretor de marketing da startup de gestão Bling - que comanda remotamente um time de mais de 10 colaboradores no Brasil e atua em uma empresa com mais de 140 funcionários, as empresas que querem sobreviver na oscilação do mercado precisam investir em tecnologia e se preparar para ter um cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem.

Ainda segundo o empreendedor, a flexibilidade do trabalho remoto é realidade em diversos países e ajuda diretamente com a produtividade e o crescimento do negócio. “Para empresas que estão trabalhando remotamente, uma dica é apostar em apps e ter a tecnologia como aliada. Já existem muitas ferramentas que auxiliam os empreendedores, como por exemplo, os sistemas de gestão, os sistemas em nuvem, os softwares gratuitos. Apostar nessas soluções agrega valor para a rotina de todos os colaboradores.” comenta.

O empreendedor deu algumas dicas para empreendedores que estão trabalhando remotamente. Confira:

Estabeleça uma rotina de trabalho

Trabalhar em casa está cada vez mais comum no nosso país. De acordo com dados da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, o Brasil é o terceiro país onde mais cresce o home office. A pesquisa foi realizada com 1.876 diretores de Recursos Humanos em 16 países. Ainda de acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados brasileiros, o trabalho remoto aumentou nos últimos três anos.

Para quem já cmeçou, a primeira dica é estabelecer uma rotina profissional. É importante também separar um local para fazer seu “ambiente de trabalho”. Com isso, a produtividade também irá aumentar. Um espaço separado para o trabalho não precisa ser uma sala ou escritório. Mas precisa ser um local organizado, com os principais recursos que irá te ajudar no dia a dia.

Invista em ferramentas gratuitas

O profissional deve investir em soluções que o auxilie em toda essa rotina produtiva, conectando-o com o mercado. Um exemplo é o Zoom, que permite fazer conferência e apresentações em grupo. O Google Drive, também possibilita que arquivos e documentos sejam armazenados em nuvem e oferece compartilhamento de arquivos para todo o time - que pode acessar de onde estiver e inclusive pelo celular. Já o Trello ou o Asana são ferramentas que ajudam a gerenciar projetos, rotina e agenda do profissional e podem colaborar com a produtividade de quem está trabalho fora do escritório. Outra ferramenta gratuita que pode ajudar, é o Hubspot - uma ferramenta de CRM gratuita que gerencia e organiza os clientes, oferecendo diversas funcionalidades.

Tenha um sistema de gestão em nuvem

O Bling (https://www.bling.com.br/), por exemplo, é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Tudo é feito de forma online: da contratação dos serviços até o atendimento por meio do SAC. Por meio de uma plataforma o empreendedor tem o controle total da gestão e controle financeiro do seu negócio - tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar. O sistema permite ainda organizar vendas, estoque, produtos, clientes, pedidos, além da emissão de notas fiscais eletrônicas, e a emissão de boletos bancários. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas marketplaces do país.

TECNOLOGIA
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados