SEGUNDA-FEIRA, 03 DE AGO DE 2020
Untitled Document
EDITORIAS - CIÊNCIA E SAÚDE
30 DE MARÇO DE 2020
De mão em mão, o coronavírus se espalha

Considerando a existência de pandemia do COVID-19 (Coronavírus), o decreto do governo do Estado em que declara Situação de Emergência em Saúde Pública em Minas Gerais, a prefeitura de Sabará, por meio do decreto 1.979/2020, de 17 de março, declarou Situação de Emergência em Saúde Pública, no município. O Comitê Sabarense de Enfrentamento ao Coronavírus deliberou medidas de prevenção para conter o avanço da doença.

Por se tratar de um vírus de transmissão respiratória, o contágio acontece de forma rápida, especialmente pelo contato próximo com um indivíduo doente, por meio da fala, tosse e espirro. Dentre as medidas de prevenção, a prefeitura suspendeu o funcionamento, por prazo indeterminado, de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino; os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais também foram suspensos; funcionários públicos municipais, com mais de 60 (sessenta anos) e as gestantes, deverão trabalhar em casa e seguir orientação do titular de cada pasta e como medidas individuais recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem preferencialmente restritos ao domicílio e que pessoas idosas, pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.

Prefeitura de Sabará decreta Situação de Emergência

Seguindo a orientação das autoridades do Estado e de saúde pública, o prefeito Wander Borges, determinou novas medidas de isolamento social, que preveem o fechamento de bares, restaurantes e lanchonetes; casas de show espetáculos; boates, danceterias, salões de dança; casas de festas e eventos; feiras, exposições, congressos e seminários; centros de comércio e galerias de lojas; centros culturais e teatros; clubes de serviço e de lazer; academia, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico; clínicas de estética e salões de beleza; parques de diversão. Aos estabelecimentos que possuem estrutura e logística, recomenda-se efetuarem entrega em domicílio ou retirada no local de alimentos prontos e embalados para consumo, fora do estabelecimento, desde que não haja aglomerações. Supermercados, farmácias, clínicas, laboratórios e hospitais permanecerão abertos desde que sejam adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção ao contágio e contenção da propagação do vírus. As medidas valem a partir do dia 21 de março, pelo prazo de 15 dias.

“Vamos fazer nossa parte, seguindo as orientações das autoridades de saúde, o momento é de isolamento social. Já, já essa crise vai passar e o Brasil volta a caminhar”, ressaltou o prefeito de Sabará, Wander Borges.

Segundo a Prefeitura de Sabará até o dia 23 de março, a cidade registrou 130 casos suspeitos, nenhum confirmado e 16 estão em investigação.

Caso confirme algum caso, a secretária de Saúde Municipal, Nicole Cuqui, informou que a cidade está bem preparada, pacientes serão atendidos na Santa Casa e na UPA. A Santa Casa vai disponibilizar 10 leitos para isolados e mais 10 leitos de CTI. Todas as unidades básicas de saúde da cidade funcionarão normalmente para outros atendimentos.

A secretaria de Saúde Municipal faz um apelo à população. “Nós não somos uma ilha, estamos em risco, é necessário evitar aglomerações de pessoas. Evitem sair para a missa, bares e restaurantes. O isolamento social é importante para evitar que cheguemos ao colapso da saúde”, enfatizou Nicole Cuqui.

Dados no Estado

Até o fechamento da edição deste jornal (23/03), foram notificados, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 8.149 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 7.766 estão em investigação como suspeitos e 128 foram confirmados.

Foram notificados casos confirmados nos seguintes municípios: Belo Horizonte (60); Betim (1); Bom Despacho (1); Coronel Fabriciano (1); Campos Altos (1); Contagem (2), Divinópolis (1); Ipatinga (1); Juiz de Fora (8); Lagoa da Prata (1); Mariana (2); Nova Lima (7); Patrocínio (1); Poços de Caldas (1); Sete Lagoas (2); Timóteo (1); Uberaba (3); Uberlândia (6). Dos 128 casos confirmados, 28 ainda não tiveram o local divulgado.

Perfil de transmissão nos municípios:

O Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária (não se sabe a origem da infecção).

De acordo com os dados da SES, até o momento, 62,5% dos infectados por coronavírus em Minas Gerais são do sexo masculino.

Como prevenir

A situação não é para pânico, mas medidas de prevenção são importantes para combater o vírus como lavar as mãos com água e sabão; utilizar álcool em gel; evitar compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal; nunca usar as mãos para tossir ou espirrar ( cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel e descartá-lo após uso); manter os ambientes arejados e com entrada de ar e evitar aglomerações.

CIÊNCIA E SAÚDE
02 DE JULHO DE 2015
17 DE JUNHO DE 2016
Centenário Helena Greco
10 DE OUTUBRO DE 2019
Rede de Notícias do Sindijori MG
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados