DOMINGO, 12 DE JUL DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SOCIAIS
30 DE MARÇO DE 2020
Morre um sa­barense que amou muito esta terra

Figura ilustre, João Pedro Martins deixa um grande legado para a cidade de Sabará

Morreu no dia 05 de março, João Pedro Martins, psicólogo, professor, mestre, empresário e um apaixonado por sua terra natal. Um sabarense ímpar, um homem que deixou um legado para a cidade. João Pedro trouxe grandes realizações para Sabará e uma nova visão da educação no trânsito para o país.

Filho de Colatino Martins e Nair Pedro Martins, João Pedro traçou desde cedo uma trajetória de vida com muito trabalho e dedicação. Aos vinte anos, com dois cursos concluídos pelo Senai de Sabará, recebeu o convite para trabalhar como vigilante na Belgo Mineira, foi seu primeiro emprego. O menino que trabalhava durante o dia e estudava a noite era um apaixonado pelos livros. Sempre dedicado e se destacando, subiu degraus e assumiu outras funções na empresa, conquistando o cargo de diretor.

A vida profissional intensa não o impediu de retornar seus estudos. Interessado em uma formação humanista, João Pedro voltou-se para as pesquisas na área de trânsito, em especial atenção para a relação trânsito e educação. Com seu espírito empreendedor, inaugurou em Sabará uma Escola de Trânsito para contribuir com a formação de motoristas, porém, preocupado com as consequências do mau uso do automóvel, foi além e criou um projeto de educação de trânsito que incorporou as escolas de educação infantil básica, escolas públicas e particulares da cidade.

Incansável na busca por conhecimento, reuniu as experiências acadêmica e profissional e fez da relação “automóvel com o ser humano”, sua tese de mestrado. A pesquisa pioneira foi a base de seu primeiro livro: “Educação de trânsito: campanhas educativas nas escolas”. Mestre em educação para o trânsito, o filho de dona Nair e o senhor Colatino tomou gosto pela literatura e publicou outros livros, todos relacionados ao trânsito: “Ensinando Educação na Escola”, “Aprendendo Educação de Trânsito na Escola”, e seu último lançamento:“V Encontro de Educação para o Trânsito: uma experiência inédita no Brasil”. Esta obra reuniu todos os trabalhos dos cinco encontros realizados em Sabará que discutiram as questões do trânsito reunindo escolas, políticos e vários seguimentos da sociedade civil.

Um notório ser humano: amigos e autoridades lamentam a morte do professor

João Pedro Martins foi um dos fundadores da Faculdade de Sabará, além de sua atuação na área acadêmica, era um empresário de sucesso e maçon Venerável Mestre da Loja Maçonica ARLS, cargo que ele exerceu com orgulho. No comando da Contrets (Controladoria Regional de Trânsito Sabarense), se destacou por suas ideias inovadoras na formação de profissionais do trânsito, fazendo da Contrets referência em Minas Gerais no assunto.

PROFESSORA FANI

Fani Maria José de Carvalho e Silva, trabalha na Contrets há 12 anos como professora e coordenadora pedagógica. Ao lado de João Pedro atuou em vários projetos da empresa. Mas a parceria não era só profissional. “Ele representava muito na minha vida, na Contrets era meu patrão, mas acima de tudo, ele era meu amigo. João era muito humano, ajudou muitas pessoas e entidades, uma delas foi a APAE, na qual foi presidente”, destacou.

Fani disse ainda que dentre vários projetos idealizados e concretizados pelo João Pedro, um, em especial, não saiu do papel devido ao seu falecimento: Integração e ressocialização dos condenados. O objetivo é possibilitar que os presos, após cumprirem pena, possam ser inseridos no mercado de trabalho.

“Este projeto é considerado o maior sonho dele e já tem local para funcionamento em Sabará. Consiste em profissionalizar apenados, por meio de oficinas de pintura em parede, economia doméstica, culinária, horticultura, jardinagem, viveiro de plantas”.

PREFEITO WANDER BORGES

O prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou a importância do professor. “João construiu u­ma grande história, deu grandes contribuições para a cidade, principalmente quando esteve à frente da APAE. Lamento muito a perda dele e deixo um abraço carinhoso aos familiares e amigos mais íntimos”, concluiu.

HAMILTON ALVES

Para o amigo e secretário de Cultura do município, Hamilton Alves, João Pedro era um visionário de Sabará. “Ele sempre colocou a cidade em expressão, trabalhou muito e gerou emprego e renda para a população”. O secretário enfatizou o lado altruísta do amigo, dizendo que João Pedro ajudava a muitas pessoas e instituições, a exemplo a APAE.

PADRE ROGÉRIO

Outro admirador do professor, o padre Rogério Messias dos Santos, definiu o amigo como um ser humano que gostava de ajudar ao próximo. O primeiro contato entre os dois foi quando o padre chegou à cidade e João Pedro o procurou para apresentar a Faculdade de Sabará. Com os passar dos anos os laços estreitaram e o professor passou a participar ativamente das atividades religiosas, chegou a ser convidado pelo pároco para ser rei na tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário. “João nunca deixou o ter ser maior que o ser. Isto para mim é o grande valor de uma pessoa”, ressaltou o padre.

Honrarias

Em reconhecimento aos trabalhos realizados em algumas faculdades de Belo Horizonte e pela dedicação incansável à Educação no Trânsito, João Pedro foi condecorado com a maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal de Belo Horizonte, o Grande Colar do Mérito Legislativo.

E pela sua atuação à evolução da cultura e pelo desenvolvimento da docência no Brasil, o professor foi eleito membro da Academia de Letras de Minas Gerais. Ocupou a cadeira de número 35, motivo de muito orgulho para Sabará.

Com tantos títulos acadêmicos, tantas honrarias recebidas, esse nobre cidadão sabarense deixou muitas saudades e ensinamentos. A luz do professor João Pedro vai brilhar em outra dimensão. Descanse em paz, sua missão terrena terminou!

SOCIAIS
06 DE FEVEREIRO DE 2020
Nasce uma Estrela
02 DE ABRIL DE 2015
Campanha Eu amo minha mãe!
31 DE OUTUBRO DE 2019
Festa para um legado
05 DE MAIO DE 2020
Dona Adélia faz 103 anos
26 DE JUNHO DE 2020
Unidos pelo amor e pela fé
21 DE JULHO DE 2019
Rotary Club tem novo governador
31 DE OUTUBRO DE 2019
Olhando para o Futuro
03 DE DEZEMBRO DE 2019
Eleição do Conselho do Fundeb
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados