TERÇA-FEIRA, 02 DE JUN DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
05 DE FEVEREIRO DE 2020
Prefeitura intensifica trabalhos e dará isenção de IPTU para famílias atingidas pela chuva

Desde que as previsões meteorológicas previam a chegada de fortes chuvas, a Prefeitura Municipal vem monitorando a situação e chegou a instalar um gabinete de crise com representantes da Defesa Civil Estadual, polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Patrulha Aéreo Civil, secretários Municipais e o prefeito. A prefeitura decretou Estado de Emergência ainda na sexta-feira, dia 24.

Em decorrência das chuvas, a cidade teve mais de 1000 pessoas afetadas, entre desalojadas e desabrigadas, principalmente moradores dos bairros Paciência, Roça Grande, Catita, Sobradinho e região Central. A prefeitura montou um ponto de arrecadação de doações na Escola Estadual Zoroastro Vianna Passos, Centro. As principais necessidades são alimentos, colchões, roupa de cama, materiais de higiene pessoal e água. O Executivo Municipal também montou abrigos nos seguintes pontos: Escola Municipal Geraldo dos Santos – Morro da Cruz, Impacto – Paciência e Escola Municipal Maria Celia de Freitas – Roça Grande.

No domingo, dia 26, o prefeito Wander Borges participou de um sobrevoo pelas cidades atingidas pelas chuvas junto com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, governador, Romeu Zema, além de prefeitos de outras cidades que sofreram com as chuvas.

A partir daí a prefeitura concentrou seus esforços na limpeza da cidade para que fosse feita a desobstrução de várias vias e assim restabelecer o trânsito no município. Cerca de 300 servidores e 50 máquinas e veículos foram empenhados no trabalho de desobstrução de vias e mais de 2500 toneladas de resíduos já foram recolhidos.

Com o objetivo de minimizar a grave situação que a população vem passando, o prefeito Wander Borges encaminhou uma solicitação ao governador Romeu Zema para que o mesmo solicite a Copasa o benefício da taxa mínima aos moradores das áreas atingidas pela enchente devido ao alto consumo de água para limpeza de suas residências.

Além disso, a prefeitura concederá isenção de IPTU às vítimas das chuvas. “Essa é mais uma ação para tentar minimizar os danos das vítimas desse desastre. A prefeitura abrirá mão de parte de sua receita para ajudar às pessoas a recomeçarem suas vidas”, disse Wander Borges.

O prefeito enfrentou uma situação semelhante a essa ainda no seu primeiro mandato em 1997, quando a cidade também sofreu com uma enchente histórica. Ele espera usar toda sua experiência para ajudar a reconstruir o município. “Nesse momento todos os sabarenses estão chorando juntos. Precisamos tirar uma lição dessa situação e trabalhar as futuras gerações nas questões do meio ambiente. Gostaria de agradecer a população que está sendo muito solidária nesse momento de sofrimento”, conclui o prefeito Wander Borges.

Wander Borges pede apoio ao Presidente Bolsonaro

A convite do Governador Romeu Zema, o prefeito Wander Borges participou nessa quinta-feira, 30, de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva de oito ministros, onde foram anunciadas algumas ações de apoio às cidades atingidas pelas chuvas. Na ocasião, Wander solicitou ao presidente a liberação de recursos para moradias populares, tendo em vista o número elevado de desabrigados em todo o estado. O prefeito pediu ainda a desburocratização para aplicação de recursos Federais, para dar agilidade às ações de reconstrução dos municípios.

Ao Governador Romeu Zema, Wander reforçou o pedido de isenção ou pagamento de taxa mínima da Copasa aos atingidos pelas chuvas. "Estamos incansavelmente empenhados na busca de ações e recursos para tentar minimizar a dor de cada vítima desse desastre. A proposta é, frente ao apoio dos governos Federal e Estadual, buscarmos a normalidade o mais breve possível", diz o prefeito.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou, a liberação de R$ 1 bilhão para toda Região Sudeste.

GERAIS
27 DE NOVEMBRO DE 2019
Rede de Notícias do Sindijori MG
05 DE FEVEREIRO DE 2020
Um mar de lama
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
19 DE JUNHO DE 2019
REDE DE NOTÍCIAS SINDIJORI
02 DE MARÇO DE 2020
Rede de Notícias do Sindijori MG
30 DE SETEMBRO DE 2019
Rodada Empresarial IFMG
07 DE MAIO DE 2020
Prazo para pagamento do IPVA
04 DE OUTUBRO DE 2019
Planejamento sucessório em debate
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados