DOMINGO, 08 DE DEZ DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
27 DE NOVEMBRO DE 2019
Equipe campeã da olimpíada nuclear 2019, tem duas estudantes sabarenses.

A olimpíada nuclear de 2019, promovida pela World Nuclear University (WNU), ocorrida na Agência Internacional de Energia Atômica AIEA, no dia 01/11, em Viena, na Áustria, teve uma equipe brasileira campeã. Os estudantes do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) Vitor de Almeida, Anna Flavia Peluso, Edilaine da Silva(Sabará), Luciana Ribeiro e Nathalia de Medeiros(Sabará) elaboraram um relatório sobre a avaliação da aceitação e conhecimento da população brasileira sobre a ciência e a tecnologia nuclear.

Os brasileiros tiveram que passar por várias etapas, sendo o primeiro desafio em produzir um vídeo até 3 minutos (pode ser assistido no youtube, Uses of Radiation in Our Lives! WNU Nuclear Olympiad 2019) sobre os muitos usos da radiação, em que conseguiram impressionar a comissão avaliadora da WNU.

“Foi uma etapa desafiadora, não tínhamos muitos recursos financeiros e entendimentos em edição de vídeos. Fizemos uma edição simples, mas que alcançou um público. Foi quando senti o desenvolver do projeto”, disse Edilaine Ferreira da Silva, sabarense, campeã da Olímpiada Nuclear 2019.

Edilaine da Silva e Nathália de Medeiros, envolvidas no projeto, são de Sabará e representaram a cidade mineira na Áustria e ficaram muito felizes com o apoio de familiares, amigos e da prefeitura municipal de Sabará.

“Precisávamos de recursos financeiros (R$22.000,00), fizemos uma vaquinha virtual, em que muitos duvidavam que o recurso seria revestido no intuito do projeto. Mas, tivemos também o apoio da prefeitura Municipal de Sabará”, fala Edilaine da Silva.

Com o objetivo de abordar a comunicação pública eficaz em ciência e tecnologia nuclear, a Olímpiada Nuclear da WNU é uma oportunidade internacional para estudantes demonstrarem seus conhecimentos e habilidades em relação as aplicações das tecnologias nucleares no cotidiano, como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A WNU é uma rede mundial de instituições de ensino e pesquisa envolvidas em usos pacíficos da energia nuclear.

“Até agora a ficha não caiu. Realizei uns dos meus sonhos. O que eu tenho a dizer é que nunca desista dos seus sonhos. Acho que essa nossa trajetória servirá de motivação para muitos”, concluiu Edilaine.

Emoção

Edilaine Ferreira da Silva, 26 anos, filha de, Valdete Ferreira da Silva e Eduardo Arcanjo da Silva, reside atualmente no bairro Pompéu, na cidade de Sabará. Ela conta que em sua volta ao Brasil, não segurou as lágrimas com homenagens feitas por amigos e familiares.

“Por toda trajetória percorrida, é muito emocionante. Quando chego em casa, tem festa surpresa de amigos e familiares. Um reconhecimento gratificante”, finaliza a estudante.

Prefeitura

O Prefeito Wander Borges recebeu a visita das estudantes, Edilaine da Silva e Nathalia de Medeiros, componentes da equipe do Brasil em seu gabinete.

Wander parabenizou e desejou sucesso para as jovens e disse que dentro das possibilidades, todos podem contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Sabará!

*por Gabriel Santos

Estudante de Jornalismo

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
26 DE MARÇO DE 2019
Unindo forças pelo SENAI
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados