DOMINGO, 08 DE DEZ DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - MEIO AMBIENTE
27 DE NOVEMBRO DE 2019
Escolas de Sabará são destaque no Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019

Projetos propõem soluções para os problemas hídricos

As escolas Municipais Jules Pauly e Santos Dumont conquistaram o 2º lugar nas etapas Cientista Mirim I e Cientista Jovem I, respectivamente, no Prêmio ArcelorMittal Meio Ambiente 2019. Com o tema deste ano, “Meio ambiente e Ciência: Água – economizar para não faltar”, crianças e adolescentes foram desafiados a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na escola ou na comunidade.

O projeto da Jules Pauly, “Criança consciente, água presente”, desenvolveu um sistema para irrigação da horta da escola aos finais de semana, quando não há funcionários no local. Para isso foi desenvolvido um método de gotejamento. “Fizemos mutirões, as famílias se envolveram e os alunos se sentiram bem estimulados a participar. O resultado foi surpreendente”, afirmou a professora Ana Flávia Marinho de Barros, que coordenou o projeto.

Para o diretor Fader de Souza Castro, da escola Santos Dumont, um dos grandes estímulos do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é trabalhar o aprendizado dos alunos fora da sala de aula. “Eles adoraram a parte lúdica, que é plantar, mexer na terra. Nosso projeto, ‘Geração consciente – Água fonte de vidas” trabalhou a preservação do recurso hídrico por meio do aproveitamento da água do bebedouro. Conseguimos reduzir o consumo de água na escola. Espero que os alunos possam levar essa conscientização para dentro de casa”, disse ele.

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 provocou em estudantes e professores uma reflexão sobre a importância da água no cotidiano, além do estímulo à curiosidade, ao trabalho em equipe e à experimentação. As atividades tiveram início no começo do ano letivo, com a distribuição de materiais educativos para as escolas. Em todo Brasil, cerca de 900 professores participaram da formação para desenvolverem um projeto de ciências.

Balanço

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O concurso promove a capacitação de professores, faz a distribuição de materiais educativos e reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas e filhos de empregados da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert. Em 2019, cerca de 100 mil alunos de 29 municípios foram beneficiados pela iniciativa.

Segue abaixo relação de escolas participantes e vencedoras:

Etapa Local, Categoria Cientista Mirim I - ESCOLA MUNICIPAL JULES PAULY

Etapa Local, Categoria Cientista Mirim II - ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR GERALDO ALVES FEITOZA

Etapa Local, Categoria Cientista Jovem I - ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT

Etapa Local, Categoria Cientista Jovem II - ESCOLA MUNICIPAL ROSALINA ALVES NOGUEIRA

Vencedoras

Etapa Nacional, Categoria Cientista Mirim I, a Vencedora é a Escola MUNICIPAL JULES PAULY , que ficou em 2º Lugar.

Etapa Nacional, Categoria Cientista Jovem I, a Vencedora foi a Escola MUNICIPAL SANTOS DUMONT, que ficou em 2º Lugar.

MEIO AMBIENTE
29 DE MAIO DE 2019
Revitaliza Barão
03 DE OUTUBRO DE 2019
Projeto: Nossa água, nossa vida!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados