QUINTA-FEIRA, 17 DE OUT DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
16 DE JULHO DE 2019
Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto reverenciam a obra de Tom Jobim em Sabará

Série de apresentações faz parte das comemorações dos 185 anos da AngloGold Ashanti

Bossa nova e música orquestrada. O casamento desses estilos musicais será o tema de uma série de concertos da Orquestra Ouro Preto e de Fernanda Takai, que se apresentarão em quatro municípios mineiros: Nova Lima, Caeté, Sabará e Santa Bárbara entre os dias 28 de junho e 14 de setembro, dentro do calendário de celebração dos 185 anos da produtora de ouro AngloGold Ashanti no Brasil.

Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, o novo espetáculo da formação orquestral e da cantora mineira, batizado de “O Tom da Takai”, revive clássicos do maestro soberano Tom Jobim, um dos criadores da Bossa Nova.

A ideia do projeto foi concebida propondo uma imersão na obra de Tom, por meio de leitura inédita de obras como “Corcovado”, “Ai quem me dera”, “Brigas Nunca Mais”, “Outra Vez” e “Discussão”, canções que alcançaram o panteão da MPB, seja na voz de Tom, ou de João Gilberto, Elis Regina e Edu Lobo, grandes nomes da música nacional. Os arranjos do espetáculo ficaram a cargo do compositor Arthur de Faria, com destaque também para a abertura do concerto, assinada pelo prestigiado pianista e compositor paulista, Nelson Ayres.

O resultado desse projeto vai encantar o público, promete o Maestro Rodrigo Toffolo. “Conceber uma apresentação com o objetivo de homenagear Tom Jobim é sempre um desafio. Sua música é parte essencial de nossa cultura. Por isso, preparamos um grande espetáculo, à altura da importância e do legado de nosso maestro soberano, com o toque mágico da voz da Takai, umas das cantoras que mais admiro”, comenta o maestro.

“Para essa turnê estou trazendo parte do meu disco ‘O Tom da Takai’, que já é uma homenagem a Tom Jobim. Dessa forma, o espetáculo será também uma reverência à bossa nova e à música erudita, por meio da Orquestra. Além do meu pai - o geólogo, Vitório Takai (In memoriam) -, sinto que toda nossa família recebeu uma homenagem bonita e sensível da empresa que ele trabalhou grande parte da vida. E para todos que irão nos assistir, um recado: esperem um show com música de qualidade, emocionalmente forte pela apresentação da orquestra, que sempre impacta positivamente a vida das pessoas”, destaca Fernanda Takai.

O patrocínio da AngloGold Ashanti foi viabilizado pela lei Federal de Incentivo à Cultura. “O apoio à disseminação da cultura nas comunidades onde estamos presentes está totalmente alinhado a um de nossos valores corporativos, que é tornar melhores os lugares onde temos operações. Comemorando os nossos 185 anos, tivemos a felicidade de unir a Orquestra Ouro Preto e a cantora Fernanda Takai, uma grande representante da musicalidade mineira. O pai dela trabalhou e fez parte da história na nossa empresa, não poderia haver um encontro melhor”, afirma Camilo Farace, diretor-presidente da AngloGold Ashanti.

185 anos: a indústria de maior longevidade no Brasil

A produtora de ouro AngloGold Ashanti, que opera no Brasil desde 1834, completa no dia 8 de julho 185 anos no País. Essa história começou no século XIX, quando a empresa surgiu ainda como Saint John del Rey Mining Company e deu início à exploração de ouro em Nova Lima.

Hoje, é a indústria mais longeva do Brasil e uma das maiores produtoras de ouro do mundo, com 17 operações em 9 países. Possui 4 mil empregados e, em 2018, produziu 493.274,54 onças de ouro a partir de seus ativos em Minas Gerais e Goiás.

Em Minas, as operações da empresa estão concentradas na região do Quadrilátero Ferrífero, em dois complexos. Um na cidade de Santa Bárbara (Unidade Córrego do Sítio), onde funcionam, além de uma planta metalúrgica, duas minas (uma a céu aberto e outra subterrânea). O segundo complexo (Unidade Cuiabá) se localiza na divisa entre as cidades de Sabará e Caeté, onde também há uma planta metalúrgica e duas minas subterrâneas.

Todo o volume extraído nas duas operações é direcionado para a unidade de fundição da empresa, localizada em Nova Lima. A AngloGold Ashanti é a única companhia com operações no Brasil a dispor de tal estrutura, o que lhe permite contemplar todo o processo, desde a extração na mina até a exportação da barra. O terceiro complexo produtivo da AngloGold Ashanti no País está na cidade de Crixás, em Goiás (Serra Grande). Na unidade, existe uma mina subterrânea e uma planta metalúrgica.

Saiba mais sobre as ações comemorativas, incluindo a série de espetáculos realizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura, história e depoimentos sobre a empresa no http://aga185anos.com.br/

Repertório

1 – Lembrando Jobim (Abertura)

Arranjos: Nelson Ayres.

2 – Bonita

3 – Olha Pro Céu

4 – Aula de Matemática / Discussão

5 – Outra Vez

6 – Ai quem me dera

7 – Brigas Nunca Mais

8 – Fotografia

9 – Estrada do sol

10 – Eu preciso de você

11 – Corcovado

*Música de 2 a 11, arranjadas por Arthur de Faria

Agenda

Nova Lima: 28/6

Sabará: 27/7

Caeté: 18/8

Santa Bárbara: 14/9

Sobre a AngloGold Ashanti

Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios no mundo englobam nove países. A AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johannesburgo, Nova York, Austrália e Gana.

Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
16 DE ABRIL DE 2019
22º FESTIVAL DO ORA PRO NÓBIS
28 DE MAIO DE 2019
Tradicional Festa do Divino
28 DE DEZEMBRO DE 2018
05 DE ABRIL DE 2019
FIM DO HORÁRIO DE VERÃO
11 DE JULHO DE 2019
Encontro de Bandas em Sabará
17 DE JANEIRO DE 2019
Férias para toda a família
30 DE JUNHO DE 2019
Conquistas para a educação
02 DE JULHO DE 2019
6º Sabará Rock Bier
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados