SEXTA-FEIRA, 19 DE JUL DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - RELIGIÃO
05 DE JULHO DE 2019
O santo querido do povo

Mais uma vez milhares de fiéis foram às ruas do bairro Roça Grande celebrar a festa de Santo Antônio, o santo conhecido por realizar casamentos e causas impossíveis. Durante as festividades foi possível ver as mais diversas formas de demonstração de fé e, como já é tradição, várias pessoas foram caracterizadas com as roupas do santo para agradecer graças alcançadas ou fazer mais pedidos.

Outra característica marcante da Festa de Santo Antônio é a participação das romarias que vem de diversas partes do estado movidas pela devoção. A moradora de Congonhas-MG Ilza de Oliveira de 42 de anos de idade é uma dessas fiéis que vieram agradecer ao Santo.

Segundo a romeira, ela e o marido estavam há muitos anos tentando ter um filho, mas não conseguiam. Ilza conta que sua idade era um dos fatores que dificultavam realizar seu sonho de ser mãe. Mas isso mudou no ano passado. “Assim que eu pedi a Santo Antônio minha graça foi alcançada”, disse emocionada. Após alguns anos sem participar da festa, a romeira veio este ano especialmente agradecer a Santo Antônio acompanhada do filho de quatro meses Bernardo Antônio, que foi batizado com o nome do Santo em sua homenagem. “A festa estava muito linda. Foi tudo uma benção e eu fiquei muito feliz em participar”, afirma Ilza.

Daniele Cristian da Silva Braga, 36, é outra devota que veio de Belo Horizonte reverenciar Santo Antônio. Além de vir todos os anos na festa, ela sai da capital mineira para assistir as missas toda terça-feira em Roça Grande e participa da entrega dos pães com as vestimentas do santo durante as festividades. “Já alcancei muitas graças e este ano especificamente vim agradecer a abertura da minha terceira loja. Para mim, essa festa representa renovação e agradecimento por tudo que eu tenho alcançado. É importante que essa tradição seja repassada de geração em geração”, diz Daniele.

Para o reitor do Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande, André Lage de Alvarenga, Santo Antônio oferece uma palavra que dá sentido e que preenche qualquer vazio na vida das pessoas, por isso ele é tão querido pelo povo. Ele destaca que o santuário conta com 140 voluntários que contribuem com os trabalhos durante o ano, mas que na festa esse numero chega a 320.

A organização da festa tinha uma estimativa de público de cerca de 20 mil pessoas, mas devido à crise esse número caiu. Mesmo assim a fé dos romeiros impressiona quem participa da festa. “Para os romeiros não existem barreiras, nem lamentações e isso é de fato um testemunho que vivifica a nossa fé. Eles sabem tirar do pouco que tem e transformar isso em uma oferta extremamente generosa para Deus. A gente não só agradece como também reverencia esse testemunho de fé”, afirma padre André.

A ermida de Santo Antônio funciona todos os dias e está aberta a visitação. O serviço de secretaria é de terça a domingo em horário comercial. As missas são realizadas aos domingos às 8h, 10h e 19h no Santuário Novo. Por fim, padre André destaca que “Santo Antônio é muito querido pelo povo e o Santuário é o lugar da cultura, espiritualidade e da caridade”.

RELIGIÃO
18 DE DEZEMBRO DE 2015
Papa Francisco completa 79 anos
05 DE JULHO DE 2019
O santo querido do povo
09 DE MAIO DE 2019
40 anos de fé e tradição
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados