SEXTA-FEIRA, 23 DE AGO DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
11 DE JUNHO DE 2019
Sesc leva cultura e diversas linguagens ao Cine Bandeirante

De 13 a 27 de junho a instituição apresenta programação de cinema gratuita no espaço

Descentralizar o acesso à cultura, promover o fomento artístico nas linguagens audiovisuais, artes cênicas e música, incentivo aos artistas locais e promoção do acesso gratuito ou a preços acessíveis a serviços de excelência na área de Cultura. Esses são alguns dos objetivos do Sesc ao firmar a parceria com a Prefeitura de Sabará para reabertura do Cine Bandeirante em Sabará. O espaço passou por reformas recentes e foi inaugurado em 25 de abril, após 10 anos fechado.

PROGRAMAÇÃO CONTÍNUA

O critério utilizado pelo Sesc para o processo de curadoria é o fomento da cultura local, a diversidade de estilos e linguagens e a formação de diversos públicos para a apreciação da cultura e da arte.

A parceria acontecerá de forma colaborativa e concederá espaços de protagonismo para as ações do Sesc na agenda cultural do município, em dias nobres de exibições artísticas, de quinta-feira a domingo, de maio a novembro de 2019. Em todas as quintas-feiras haverá sessões para escolas e para o público em geral, e às segundas quinzenas de cada mês, o espaço contará com apresentações de teatro, dança, circo, música, além de rodas de conversas e oficinas.

PROTAGONISMO NO CENÁRIO CULTURAL

Com esta parceria, o Sesc reitera seu papel de protagonista no cenário cultural mineiro, num movimento de afirmação institucional pela ocupação nesse equipamento cultural, um dos únicos em funcionamento na cidade e que possui grande potencial para se tornar referência em Sabará, importante cidade histórica de Minas Gerais.

Outro ponto é o fomento aos artistas locais no sentido de proporcionar mais espaço para que se apresentem com recursos técnicos de qualidade e melhor divulgação de forma a maximizar o alcance de seus trabalhos artísticos.

Para esta parceria, a atuação do Sesc se dá tanto pelo conhecimento técnico da instituição em relação à curadoria e programação cultural nas mais diversas linguagens artísticas, quanto por se tratar de uma atuação direta em equipamento cultural estratégico e de relevância histórica.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

13/6:

8h e 14h: 31 minutos

Direção: Álvaro Díaz e Pedro Peirano – 87 min. Classificação: livre

Sessões agendadas com escolas e público espontâneo

Juanín é o último de sua espécie e produtor do noticiário de TV 31 Minutos. Uma malvada colecionadora de animais em extinção precisa dele para completar sua exótica coleção e o mantém refém. A equipe do programa 31 Minutos iniciará uma busca pelo seu amigo, sem saber o que precisarão enfrentar.

20h:

Tropicália

Direção: Marcelo Machado – 87 min. Classificação: 12anos

O cineasta Marcelo Machado faz um balanço do movimento tropicalista, que sacudiu a cultura brasileira entre 1967 e 1969, quando a ditadura militar impôs o exílio à maioria de seus participantes. Com depoimentos inéditos e raras imagens de arquivo, enriquecidas por recursos de animação e grafismos, o documentário investiga não somente a atuação dos músicos que se destacaram no período, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Arnaldo Batista, Tom Zé e Rita Lee, mas também de cineastas, atores e artistas plásticos que participaram daquele conturbado momento político-cultural.

20/06:

8h e 14h: High school musical - o desafio

Direção: César Rodrigues – 96 min. Classificação: livre

Sessões agendadas com escolas e público espontâneo

Olavo é o capitão do time de futebol de salão da escola High School Brasil, os Lobos Guará. Ele se apaixona por Renata, que chegou há pouco na escola. Em meio a muitas trocas de olhares, eles se envolvem em um concurso de música realizado por Wanessa, uma ex-aluna da escola que agora é uma cantora de sucesso.

20h: Uma noite em 67

Direção: Renato Terra e Ricardo Calil – 85 min. Classificação: livre

O 3º Festival da Música Popular Brasileira, em 1967, representou a consagração de nomes que até hoje são ídolos no cenário musical. Reunindo imagens de arquivo de TV e depoimentos de Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Roberto Carlos e Sérgio Ricardo (que quebrou o violão no palco depois de ser vaiado), "Uma Noite em 67" mostra canções como "Roda Viva" e "Ponteio", em uma crônica do tropicalismo e dos rachas artísticos e políticos da época.

27/06:

8h e 14h: O menino da porteira

Direção: Jeremias Moreira – 94 min. Classificação: livre

Sessões agendadas com escolas e público espontâneo

Inspirado na canção homônima gravada em 1955, "O menino da porteira" evoca de forma sentimental a cultura e os valores da vida rural: no vilarejo de Rio Bonito, o peão Diogo conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. De passagem pelo sítio Remanso, conhece o garoto Rodrigo. Nasce então uma forte amizade, e os dois se unem no combate às injustiças que ocorrem devido à ganância do major Batista, dono da fazenda que explora as pessoas simples da região.

20h: As canções

Direção: Eduardo Coutinho – 90 min. Classificação: livre

Nas ruas do Rio de Janeiro, em anúncios de jornais e pela internet, o cineasta Eduardo Coutinho entrevistou pessoas e selecionou histórias para compor o longa-metragem. Dezoito pessoas, de 22 a 82 anos, que olharam para a câmera, cantaram as letras que marcaram de alguma forma suas vidas, e compartilharam suas histórias. Entre as trilhas que fazem parte do filme, estão composições de Roberto Carlos, Vinícius de Morais e Noel rosa, entre outros.

SERVIÇO

Programação junho Sesc no Cine Bandeirante em Sabará

Data: de 13 a 27/06/19

Horário: conforme programação

Local: Cine Bandeirante, no Centro de Sabará

Entrada: gratuita com retirada de ingresso 30 minutos antes do início das sessões

CALENDÁRIOS E EVENTOS
28 DE MAIO DE 2019
Tradicional Festa do Divino
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
16 DE ABRIL DE 2019
22º FESTIVAL DO ORA PRO NÓBIS
28 DE DEZEMBRO DE 2018
05 DE ABRIL DE 2019
FIM DO HORÁRIO DE VERÃO
11 DE JULHO DE 2019
Encontro de Bandas em Sabará
17 DE JANEIRO DE 2019
Férias para toda a família
30 DE JUNHO DE 2019
Conquistas para a educação
02 DE JULHO DE 2019
6º Sabará Rock Bier
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados