QUARTA-FEIRA, 18 DE SET DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - MEIO AMBIENTE
29 DE MAIO DE 2019
Revitaliza Barão

A praça do Barão, localizada no Centro de Sabará, foi a escolhida pelos alunos do SENAI para ser totalmente revitalizada. No dia 17 de maio um mutirão que contou com a participação de alunos, professores e instrutores do SENAI, além de funcionários da secretaria municipal de Meio Ambiente e voluntários, realizou poda, plantio de mudas, pintura em bancos e em outras estrutura e instalação de lixeiras. A quadra recebeu uma atenção especial com colocação de traves e tabelas de basquete, reparos nas grades e futuramente, em uma segunda etapa, uma pintura será feita.

A ação faz parte do Projeto SIS “SENAI - Indústria e Sociedade” , de âmbito nacional, envolvendo várias unidades do SENAI. Em Sabará, o projeto está sendo desenvolvido pelos alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Processos Siderúrgicos sob a coordenação do instrutor de metalurgia, Juscelino Mendes Prata, que explica que a praça foi escolhida através de entrevista com a população local e com os próprios alunos que perceberam a necessidade de revitalização no local. Em seguida, os alunos buscaram parcerias com a prefeitura e algumas indústrias para poder efetuar a ação.

O instrutor ressalta que o projeto tem o objetivo de mostrar para os alunos a importância de participação ativa na sociedade, além é claro, da aprendizagem técnica através de soldagem e pinturas que foram feitas na praça.

Para os alunos que participaram do projeto, a ação foi uma oportunidade de aprendizagem fora da sala de aula. O estudante Arthur Daniel conta que está sendo muito gratificante integrar o processo. “Nós passávamos aqui e ví-amos que a praça precisava de uma cara nova. Conversamos com os moradores do entorno que também tinham essa opinião. Então estamos trazendo mais vida para a praça. Isso é muito bom”, destacou. Para Isabela Maielo foi uma forma de crescimento. “Eu particularmente não sabia pintar, é a primeira vez, é algo totalmente diferente, está agregando muito”, destacou. A aluna ainda ressaltou a importância de aproximar o SENAI e a sociedade na atual circunstância. “O projeto tem o intuito de unir indústria, SENAI e Sociedade, pra gente é muito importante dar visibilidade para a instituição no momento em que ela está agora”, disse.

Para os instrutores de outros cursos que também participaram com seus alunos, a ação é importante para os estudantes reconhecerem o papel deles na sociedade. “ Nós viemos dar um apoio e mostrar que o SENAI está junto da sociedade e ela depende do SENAI, temos que abraçar esta causa para o SENAI permanecer em Sabará” , destacou, Rafael Vilaça, instrutor de mineração.

O projeto terá outras etapas, integradas à Semana do Meio Ambiente, onde serão realizadas novas intervenções.

MEIO AMBIENTE
29 DE MAIO DE 2019
Revitaliza Barão
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados