QUARTA-FEIRA, 19 DE JUN DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - OBRAS
28 DE MAIO DE 2019
Obras da Copasa geram transtorno no trânsito

As intervenções realizadas até agora fazem parte do projeto de implantação do sistema completo de esgotamento sanitário na cidade

Desde que as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário começaram na Avenida Vitor Fantini os transtornos no Centro da cidade têm sido constantes. Os motoristas sabarenses têm reclamado da dificuldade para se locomover nas ruas sabarenses, mas podem ficar tranquilos, as obras na região estão perto do fim e após a conclusão completa os sabarenses serão beneficiados.

Segundo a Copasa, as intervenções que estão sendo realizadas, no momento, na Avenida Vitor Fantini, serão concluídas até a próxima sexta-feira, 24 de maio. A Companhia esclarece que para execução do restante das obras no Centro, está estudando uma alternativa para minimizar os transtornos e possibilitar a conclusão das intervenções.

As obras realizadas no momento fazem parte do projeto de implantação do sistema completo de esgotamento sanitário na cidade que envolverá recursos da ordem de R$130 milhões e serão concluídas até outubro de 2020. O projeto será executado em duas etapas.

Na primeira, iniciadas em setembro de 2017, com previsão para ser concluído até janeiro de 2020, estão sendo aplicados recursos de R$54 milhões. Nesta etapa já foi executado 54%, com a implantação das redes coletoras e interceptoras e construídas elevatórias de esgoto nas regiões dos bairros Alvorada, Ana Lúcia, Adelmolândia, Água Férrea, Ana Lúcia, Arraial Velho, Centro, Córrego da Ilha, Esplanada, Fogo Apagou, General Carneiro, Itacolomi, Nações Unidas, Nossa Senhora de Fátima, Paciência, Ravenópolis, Roças Grandes, Rosário, Terra Santa e Vila Santa Cruz. Além dos interceptores ao longo do rio das Velhas, dos ribeirões Arrudas e dos córregos Malheiros e Pangaré, possibilitando a interligação de 3.200 imóveis.

Já na segunda etapa, o projeto que está em fase de elaboração, prevê a implantação de uma elevatória de transposição do esgoto coletado em Sabará para a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Arrudas, em Belo Horizonte, as coletoras de esgoto em Ravena e uma elevatória para transportar o esgoto coletado no bairro Nossa Senhora de Fátima para a ETE Jardim Vitória, localizada às margens da BR 262, na saída para Vitória, próximo ao Rio das Velhas.

A Copasa esclarece que essas intervenções, em saneamento são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do município. As obras de esgotamento sanitário em Sabará irão contribuir diretamente para a despoluição e revitalização do rio das Velhas, e garantir a qualidade e quantidade de água para o abastecimento público. O rio das Velhas é o manancial responsável pelo abastecimento de 46% da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e de 60% da cidade de Belo Horizonte.

Segundo o Prefeito Wander Borges,Sabará será uma das poucas cidades que terá seu esgoto totalmente canalizado e com isso contribuirá com a despoluição do Rio das Velhas.

OBRAS
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados