TERÇA-FEIRA, 21 DE MAI DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
08 DE MAIO DE 2019
SAMU em Sabará é realidade

Desde o dia 8 de abril os sabarenses contam com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço é reivindicado há anos pela população que até então só podia contar em caso de Urgência com o Corpo de Bombeiros.

A conquista do Samu foi possível graças a uma parceria entre os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kallil e de Sabará, Wander Borges. As negociações iniciaram em maio de 2018, desde então foram realizadas diversas reuniões, articulações, trâmites burocráticos e planejamento para atender à demanda.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Nicole Cuqui, desde que assumiu a função pela primeira vez, em 2009, no governo de Willian Borges, atual vereador, tem lutado para trazer o SAMU para Sabará. Para a secretária o grande benefício do serviço é salvar vidas. “Se o paciente tiver realmente em estado de emergência, ele vai ter a ambulância pré-hospitalar, otimizando o atendimento e evitando possíveis sequelas. O serviço é primordial para a rede de urgência e emergência do município. Estou muito feliz em participar dessa conquista”, ressalta.

Wander Borges diz que desde que voltou para a Prefeitura está lutando para trazer o SAMU, luta essa que se iniciou ainda quando era deputado estadual. O prefeito destacou que a conquista é enorme, pois é um serviço que salva vidas, ele ressaltou que é importante a população saber que tem que ser para o que é essencial, não se pode chamar apenas para levar para o hospital, como um Uber, por exemplo.

A equipe da SAMU é formada por quatro condutores, uma enfermeira, sete técnicos de enfermagem, além de outros dois técnicos, que ficam de prontidão para cobrir férias e ausências. A base de referência para o atendimento do serviço foi instalada na UPA Padre Lázaro. A ambulância que presta o serviço é uma USB (Unidade de Suporte Básico) que conta com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso. Além do Desfibrilador Automático Externo (DEA). Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

O serviço é regulado por Belo Horizonte que envia a demanda para a central em Sabará. Para acionar o SAMU em casos de urgência e emergência basta ligar 192.

SAÚDE
25 DE MARÇO DE 2019
Todos contra a Dengue
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados