SEXTA-FEIRA, 23 DE AGO DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
17 DE JANEIRO DE 2019
Folia de Reis e Pastorinhas se apresentam por toda cidade

No domingo, 6 de janeiro, foi celebrado o Dia de Reis. Em Sabará, a tradição é revivida a mais de 120 anos pelo mesmo grupo. A Folia de Reis percorre vários bairros da cidade a partir do dia 25 de Dezembro, visitando dezenas de casas, sempre com muita animação com seus cantos, violas e tambores, fechando as apresentações no dia 6 de janeiro com a tradicional visita à Prefeitura.

Este ano juntamente com a Folia de Reis se apresentou na sede do Executivo o Grupo das Pastorinhas outra importante manifestação cultural do município. Os grupos foram recebidos pelo prefeito Wander Borges, pelo secretário de Cultura Hamilton Alves e outros integrantes da Prefeitura.

Wander Borges destacou a importância em manter as tradições culturais do município e disse que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para receber grupos tão importantes que representam nossa cultura, nossa arte e nossa história.

As Pastorinhas

As Pastorinhas são coordenadas atualmente pela professora Roberta Maria Pinto. O grupo é bem antigo, mas por muitos anos ficou parado. Em 2007, a professora soube através de sua mãe que o grupo tinha voltado, então resolveu colocar sua filha que na época tinha 4 anos, ele era coordenado por Dona Célia que infelizmente faleceu no ano seguinte, Roberta então resolveu assumir o grupo.

A professora passa por dificuldades para manter o grupo, já que não tem apoio dos órgãos públicos, por isso nos últimos quatro anos estava parado.

Este ano Roberta retomou com os ensaios e com alguma dificuldade conseguiu 17 crianças e adolescentes para participarem. O grupo começa suas apresentações no dia 27 de dezembro e vão a casas onde têm presépio e são previamente convidados. Até o dia 6 de janeiro as crianças fazem suas apresentações em três locais por dia. São essas pessoas que com pequenas doações mantêm o grupo.

O objetivo do Grupo das Pastorinhas é comemorar o nascimento o Menino Jesus. Este o ano o grupo estendeu os dias de apresentação, pois recebeu alguns convites para se apresentarem, após o dia 6.

Folia de Reis

O secular grupo de Folia de Reis é coordenado há quase 20 anos por Maria das Graças Ribeiro, ou simplesmente, Preta. A tradição celebra a visita dos três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar ao Menino Jesus.

Segundo a coordenadora, o grupo visita em média oito casas por dia, mas em alguns bairros, são feitas até 12 apresentações em uma noite. Preta destaca o bairro Pompéu, onde as visitas começam pela manhã e encerram por volta das 10 da noite, chegando a fazer 40 apresentações durante o dia.

Atualmente, a Folia de Reis é composta por cerca de 25 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Embora, o grupo seja registrado como utilidade pública desde 2009, Preta afirma que recebeu subvenção da Prefeitura apenas três vezes, mas mesmo assim não desiste de manter essa bela tradição cultural do município.

Fotos: Emerson Druve

CULTURA
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
26 DE MARÇO DE 2019
História, Saúde e Sabor
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados