TERÇA-FEIRA, 13 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SOCIAIS
30 DE OUTUBRO DE 2018
Fraternidade Olhos da Luz é homenageada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte

A Casa de Auxilio e Fraternidade Olhos da Luz comemora em dezembro de 2018, 20 anos de serviços prestados à comunidade. E para celebrar esta data a Câmara Municipal de Belo Horizonte, através do vereador Carlos Henrique (PMN), entregou o diploma de honra ao mérito a vice-presidente da Fraternidade, Eliane Gonçalves, fundadora da casa e principal responsável por todo o trabalho desenvolvido pela Olhos da Luz nessas duas décadas de história.

O vereador Carlos Henrique, autor do projeto que homenageia a entidade, conta que conheceu a Fraternidade há pouco tempo, mas se encantou com o trabalho realizado. “Eu sempre frequentei instituições espiritas, mas não conhecia a Olhos da Luz. Eu cheguei lá, vi tanta coisa bacana e tive a certeza que a homenagem pelos 20 anos de serviços é merecida. Acho mais que justo, homenagear por todo o trabalho e acredito que deve ser divulgado, não só pelas curas espirituais, mas também pelas oficinas oferecidas”, destaca. Carlos Henrique ressaltou ainda que a importância da divulgação está em também trazer mais parceiros, já que tem muitas empresas que têm condições de ajudar.

Em relação à homenagem, Eliane diz que ela é apenas uma representante de todas as pessoas que contribuíram e contribuem com a Fraternidade Olhos da Luz. “São 20 anos que eu represento muitos rostos, sou apenas um rosto vindo à frente, recebendo uma homenagem por todos os tarefeiros, parceiros e amigos, inclusive vocês da Folha de Sabará. É muita gente atrás, ao lado, por todas as partes, não é só a Eliane, mas tem que ter alguém, a frente, representando. Eu sou um detalhe nessa história, porque a história é feita de muita gente”, diz.

Na oportunidade a instituição homenageou 165 pessoas que contribuíram para a construção e manutenção da Fraternidade Olhos da Luz. Não foi apenas a vice-presidente, Eliane Gonçalves, que levou para a instituição um diploma de honra ao mérito, mas todos aqueles que de alguma forma ajudaram a construir este sonho, entre as dezenas de pessoas homenageadas estão o professor João Pedro Martins, a fundadora da Folha de Sabará, Fanny de Fátima Melo e a atual diretora, Glaucia Helena Melo Clark.

Eliane Gonçalves agradeceu à cidade de Belo Horizonte, ao autor da homenagem, vereador Carlos Henrique e ainda ao também vereador Rafael Martins e ao Deputado Estadual Fred Costa que estavam presentes na cerimônia e contribuem com a Casa de Auxilio. Além de muitos outras autoridades que estavam presentes e mais uma vez a todos que se empenham para a manutenção da casa.

Casa de Auxilio e Fraternidade Olhos da Luz

A Olhos da Luz começou seus trabalhos em 1998, logo, quando Elianechegou a Sabará.A princípio a instituição funcionou no Arraial Velho, depois de algum tempo foi para uma área no bairro Rosário II, onde está atualmente. No local a fraternidade começou com uma simples cabana de madeira e assim funcionou por três anos, foi através de doações e muito trabalho voluntário que o alicerce da Olhos da Luz foi construído e dessa forma ainda continua.

Atualmente, a fraternidade recebe pessoas de toda parte do Brasil e também do exterior, em sua grande maioria, para passar por cirurgias espirituais, realizadas pelo espírito de Dr. Fritz, através do corpo de Eliane.

A fraternidade atende cerca de duas mil pessoas por final de semana, além disso, presta atendimento em outras cidades durante a semana. Já nesses lugares, são atendidas em média três mil pessoas por dia e Eliane garante que Dr. Fritz atende a todos, “os tarefeiros (auxiliares) param para se alimentar, ir ao banheiro, já ele (Dr. Fritz) não para um minuto, para nada, atende a todos e só depois vai embora”, contou a médium em uma entrevista concedida à Folha de Sabará em 2015. Para atender um número tão alto de pessoas, uma equipe com mais de 100 voluntários está envolvida nos atendimentos, só na sala onde acontecem as cirurgias, são 45 tarefeiros que o auxilia.

Ela diz que tudo que a Olhos da Luz é hoje, parte daquelas macas, porque nunca foi pedido nada, todos são atendidos da mesma forma, e com o passar do tempo, aquelas pessoas passam a sentir como é a natureza da casa e oferecem sua ajuda.

Escola Profissionalizante Dr. Adolf Fritz

Foi através da entrega de cestas básica, duas vezes ao mês, como acontece até hoje, que os voluntários que trabalham na fraternidade observaram a dificuldade enfrentada por várias famílias, que acumulavam jovens desempregados sem nenhuma perspectiva em casa. A partir daí nasceu a vontade e a necessidade da criação de uma escola profissionalizante.

Seguindo a orientação de Dr. Fritz, a presidente da Casa, Dona Zulmira e a vice-presidente, Eliane Gonçalves, tornaram realidade uma escola que seria mantida pela Associação Casa de Auxilio e Fraternidade Olhos da Luz, resgatando assim, a dignidade dessas famílias através da profissionalização de seus filhos. A orientação dada pelo médico alemão ressalta a importância dos jovens não perderem a oportunidade de existência por não terem condições materiais.

A Escola já existe há 10 anos e oferece cursos de soldador, panificação, costura, hadware, cabeleireiro, mecânica, entre outros. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente, assim como materiais didáticos, EPIS (equipamentos de segurança), almoço, e apoio psicológico. Para certificação o aluno precisa alcançar 60% de aproveitamento, 80% de frequência. As aulas práticas de todos os cursos são direcionadas para a capacitação dos profissionais e para a comunidade.

Após o processo de aprendizagem, o aluno tem a oportunidade de empreender nas atividades informais. Além disso, seguindo o espírito de solidariedade da casa, o que é produzido ali é doado para a comunidade. O aluno não aprende na escola apenas uma profissão, mas também a exercer a solidariedade. Os pães, por exemplo, produzidos no curso de panificação, são doados para várias instituições de Sabará e também Belo Horizonte.

SOCIAIS
14 DE MAIO DE 2018
Ser mãe: um grande desafio
24 DE ABRIL DE 2018
Projeto Superar completa um ano
02 DE ABRIL DE 2015
Campanha Eu amo minha mãe!
27 DE JULHO DE 2018
E ela se foi: Nazinha!
30 DE OUTUBRO DE 2018
Luta por uma vida mais digna
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados