QUARTA-FEIRA, 14 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
06 DE SETEMBRO DE 2018
Prefeito Wander Borges autoriza mais de 1500 cirurgias eletivas

No dia 16 de agosto foii assinado entre as prefeituras de Sabará e Lagoa Santa um convênio autorizando a realização de mais de 1500 cirurgias eletivas para os sabarenses na cidade lagoa-santense. Os procedimentos serão viabilizados por meio de um acordo firmado com o Hospital Lindouro Avelar, de Lagoa Santa, e tendem a zerar as filas de espera de pacientes que, em alguns casos, estão aguardando há anos por cirurgias.

O convênio de cooperação técnica entre municípios é inédito no país. Foram contratadas as especialidades de cirurgia geral, ortopédicas, ginecológicas, varizes, otorrinolaringologia, neurocirurgia, entre outras. Serão investidos cerca de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) nesses serviços que serão executados ao longo de doze meses. Foi contratado um total de 1.579 cirurgias de baixa e média complexidade.

A secretária de Saúde do Município, Nicole Cuqui, explica que os alguns pacientes de Sabará que precisam de cirurgia eletiva estão aguardando, desde 2014, outros, a maioria, desde 2015. “Por isso o convênio foi fundamental para conseguirmos ofertar as cirurgias de média complexidade neste momento, até que a Santa Casa de Lagoa Santa coloque em funcionamento o CTI assim podendo realizar as de alta complexidade”, destaca.

De acordo com a secretária, no início da gestão quando se deparou com essa dificuldade, foi elaborado um chamamento público e ofertado em vários hospitais, inclusive a Santa Casa de Sabará e o Hospital Cristiano Machado, mas por motivos internos não tiveram o interesse de participar. Iniciou-se então uma conversa com vários hospitais de Belo Horizonte que pediam até 300% do valor na tabela SUS. “Em contato com o município de Lagoa Santa, que tem um hospital que realiza cirurgia, fomos convidados a conhecer e a partir daí o convênio foi elaborado”, ressalta.

Wander Borges explica que, além de resolver o problema das pessoas, a realização das cirurgias reduz, indiretamente, o custo de saúde na prefeitura, já que os pacientes que são recorrentes nos postos de saúde, passam a procurar menos a assistência médica. O prefeito ressalta que a verba empenhada no convênio foi conquistada através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Abi Ackel.

SAÚDE
06 DE DEZEMBRO DE 2017
Controle contra a febre amarela
04 DE DEZEMBRO DE 2017
Como encontrar a paz
02 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados