QUARTA-FEIRA, 14 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - RELIGIÃO
06 DE SETEMBRO DE 2018
Imagem de Nossa Senhora das Dores é restaurada

A tradicional imagem de Nossa Senhora das Dores que fica na Igreja São Francisco está sendo restaurada. A imagem é uma das que têm maior representatividade para Sabará.

Datada do século XVIII e feita em estilo rococó, pelo chamado Mestre de Sabará, a imagem está presente há anos nas comemorações da Semana Santa. Ela sai na procissão do encontro na Terça-Feira Santa, é venerada pelas mulheres na cerimônia da Abertura do Sepulcro na Quinta-Feira Santa e participa da Procissão do Enterro, na Sexta Feira da Paixão. E ainda é utilizada na Semana das Dores.

Padre Felipe, pároco da Igreja do Rosário, explica que a imagem é de roca, ou seja, feita para ser vestida e possui apenas cabeça, mãos e pés, sendo sua armação feita de madeira. O pároco conta que no inicio deste ano resolveu tirar a roupa da imagem para avaliar a situação, então percebeu que boa parte estava deteriorada. Após avaliar a situação comunicou ao Memorial da Mitra e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN ).

A imagem está sendo restaurada pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor) da Escola de Belas Artes da UFMG através de um convênio firmado entre a instituição e a Arquidiocese de Belo Horizonte. Será restaurada toda a parte artística e estrutural da imagem.

Padre Felipe diz que a Cecor está recolhendo algumas imagens das cidades históricas de Minas Gerais para a restauração. Em Sabará, além de Nossa Senhora das Dores, através do convênio, estão sendo restauradas as imagens de São Joaquim de Botas, São Miguel e Santo Antônio que pertence ao Santuário de Santo Antônio de Roça Grande. O pároco explica que a grande vantagem é que através dos convênios as imagens passam pela restauração sem custos paras as paróquias e para o município. Além disso, o trabalho está sendo feito por profissionais gabaritados e com a supervisão do IPHAN e do Memorial da Arquidiocese.

A previsão é que o trabalho leve no mínimo seis meses para ser concluído.

RELIGIÃO
18 DE DEZEMBRO DE 2015
Papa Francisco completa 79 anos
29 DE MARÇO DE 2018
Cenas da Paixão de Cristo
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados