TERÇA-FEIRA, 25 DE SET DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - ESPORTES
04 DE SETEMBRO DE 2018
Capoeira abre novos caminhos para sabarenses

Aulas gratuitas são oferecidas para pessoas de todas as idades

Luta, dança, musicalidade e cultura, além de qualidade de vida e saúde. Tudo isso envolve a capoeira, prática genuinamente brasileira criada no século XVII por negros escravizados da etnia Banto vindos da África.

A capoeira que já foi proibida no Brasil, hoje é praticada em todo território nacional e em muitos outros países. Em Sabará, não é diferente, aqui existem vários grupos e até mesmo um grupo que oferece aulas de forma gratuita.

O grupo Kilombo dos Palmares, fundado na Bahia, na cidade de Serrinha, atua em várias cidades do Brasil e chegou a Sabará através do capoeirista Anteogenes, o mestrando Tey, que possui a corda branca e azul.

Anteogenes trabalha na área de mineração, foi assim que há 15 anos chegou a Sabará, desde então começou a se envolver com grupos de capoeira na cidade. Mas há cerca de três anos implantou um projeto na Praça de Esportes, onde oferece aulas de capoeira gratuitamente.

Daniele Cristina de Oliveira é uma discípula do mestrando Tey, corda verde, também trabalha no projeto de aulas gratuitas. Por um tempo deu aulas na Escola Municipal Gabriela Leite Araújo, Fátima, mas no momento procura um novo local para continuar o projeto no bairro.

Além das aulas que acontecem aos sábados na Praça de Esportes, o grupo Kilombo dos Palmares dá aulas no domingo pela manhã no Restaurante da Sueli, bairro Sobradinho. E ainda no Adelmolândia , onde as aulas acontecem na Escola Municipal Marita Dias às terças e quintas e são dadas pelos capoeiristas Thiago Silva e Carlos Antônio, corda azul e vermelha, respectivamente.

Mestrando Tey ressalta que a capoeira pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Diz que em sua turma tem desde crianças a partir de cinco anos à pessoas mais idosas que podem trabalhar de forma diferente. Já que além do exercício físico, a capoeira tem o lado lúdico, a brincadeira, o cantar, tocar e a interação o que é muito importante.

O grupo Kilombo dos Palmares promoveu em março deste ano na Praça de Esportes o 1º Encontro de Capoeira de Sabará e Amigos que reuniu centenas de capoeiristas não só de Sabará, mas de diversas cidades do país e até muitos mestres que atuam em países europeus. Foi um grande encontro com apresentação de rodas, palestras, workshop e troca de graduação, com o objetivo da troca de conhecimento entre todos os presentes. “Mas o nosso intuito maior, era que nós pudéssemos reunir essas pessoas para que fizéssemos a grande roda com vários capoeirista para mostrarmos que a Capoeira não é desunião, e sim união” .

Mestrando Tey afirma que o principal objetivo da capoeira é formar cidadãos. “A escola e os pais que têm seus filhos na capoeira, têm um aliado dentro do esporte fazendo com que seu filho ocupe sua mente com algo importante, que prega valores, união e respeito”, ressalta.

Todas as aulas oferecidas são abertas ao público em geral e inteiramente gratuita. Para aqueles interessados, basta procurar o Mestre Tey que está todos os sábados a partir das 16h na Praça de Esportes. A prefeitura oferece o espaço para a realização das aulas, mas todas as outras despesas são por conta do grupo que atualmente conta com uma equipe de oito pessoas.

ESPORTES
04 DE SETEMBRO DE 2018
Os Mestres da Bola
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados