SÁBADO, 20 DE ABR DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
27 DE JULHO DE 2018
Prefeitura adia castração de animais

A Prefeitura anunciou em seu site que no dia 21 de julho, sábado, em uma ação social em parceria com o Exército castraria gratuitamente cães e gatos da cidade. A castração faria parte da Ação Cívico Social do 12º Batalhão de Infantaria do Exército, que aconteceu na praça Melo Viana.

Para a castração a população foi orientada a se cadastrar no site da Prefeitura e seguir algumas recomendações. Mais de 500 pessoas se cadastraram, ultrapassando o número esperado pelo Executivo, que seria de 200 castrações. Diante disso, a Prefeitura divulgou nota dizendo que as castrações não aconteceriam devido ao grande número de pré-inscrições. De acordo com a nota uma nova data será marcada para o mês de agosto. As pré-inscrições estão no banco de dados e a Prefeitura de Sabará entrará em contato com os proprietários dos animais para informar o novo dia, horário e local.

Como muita gente não ficou sabendo do adiamento várias pessoas apareceram com seus animais na praça, mas apenas 24 bichinhos foram castrados.

O alto número de inscrições demonstra como Sabará necessita com urgência de ações voltada para a castração de animais. A esterilização cirúrgica de animais é obrigação das prefeituras, de acordo com a Lei MG 21.970/2016.

Apesar da lei e da cobrança de vários órgãos, até o momento a Prefeitura não realizou uma ação voltada para a castração de cães e gatos na cidade.

Em nota a Prefeitura esclareceu que a ação foi adiada por um equívoco ocorrido por parte do Exército, uma vez que, a programação da parceria estava com solicitação para 200 castrações onde na verdade seriam para 20 castrações.

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde está findando o inquérito canino no mês de agosto. As leis que dispõe sobre a Política de Controle da Natalidade de Cães e Gatos tanto Federal quanto Estadual estabelece como uma das formas da realização do controle populacional de cães e gatos, parceria com ONG ou entidade de proteção animal, que é o que ocorre em Sabará onde a prefeitura mantém parceria com a ONG ASPAN.

A Prefeitura ainda ressalta que está promovendo estudo necessário para efetuar chamamento público com o objetivo de realização de castração de animais da comunidade carente e animais de rua.

GERAIS
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
28 DE DEZEMBRO DE 2018
“Um olhar para o próximo”
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados