SEXTA-FEIRA, 14 DE DEZ DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
27 DE JULHO DE 2018
Festival de Inverno movimenta a cidade

Dezenas de atrações culturais, gastronômicas e esportivas agitam Sabará durante todo o mês de julho. A festa começou no dia 30 de junho com o delicioso Festival de Caldos em Nações Unidas que já é uma tradição do bairro. Já no dia seguinte, o Centro Histórico recebeu o Encontro de Opalas e carros de coleção uma ótima opção para os amantes dos antigos possantes.

O final de semana seguinte foi a vez de o Rock and Roll dominar Sabará. O 5º Sabará Rock Bier veio com tudo e chegou a reunir quase 10 mil pessoas nos três dias de evento. De acordo com o secretário de cultura, Hamilton Alves, além dos sabarenses apaixonados pelo estilo musical e pela cerveja, o evento atraiu centenas de turistas para a cidade, principalmente motociclistas, já que simultaneamente aconteceu o Encontro de Motociclistas. Hamilton destaca que o Rock Bier ainda valorizou os produtores locais, pois todos os sete cervejeiros que participaram são de Sabará. E segundo ele, todos ficaram satisfeitos com o resultado. O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Sabará e o Bloco da Camisa Preta.

O grande show do festival aconteceu no dia 17 de julho, quando Sabará comemorou 307 anos de elevação à Vila, o cantor Péricles reuniu na Praça Melo Viana cerca de 25 mil pessoas, segundo os dados da Polícia Militar. O show foi pura diversão e muita alegria com o delicioso samba cantado pelo músico. Hamilton afirmou que apesar do grande número de pessoas tudo ocorreu de forma tranquila. A não ser por um episódio de violência sofrido por um casal, mas que não pode ser vinculado ao evento em si.

O Encontro de Bandas aconteceu no domingo, 22, reunindo por volta de 5 mil pessoas que se divertiram ao som de bandas que tocam a tradição do nosso estado. O evento contou com 12 bandas sendo três sabarenses e outras nove de cidades mineiras. Para finalizar em clima de muita alegria teve o famoso “bandão” reunindo os músicos dos grupos participantes relembrando os antigos carnavais.

O festival também contou com diversas mostras de artes plásticas, fotografias, teatro, cinema e oficinas variadas, como as de pipas, bonecas e outros brinquedos. Além do Centro, as peças teatrais foram apresentadas no Pompéu, General Carneiro, Morada da Serra e Paciência já o Alvorada foi agraciado com o cinema.

O erudito também fez parte dessa miscelânea cultural. O Trio Allegro também esteve presente no festival através do projeto “Música em Pauta” foram diversas apresentações em diferentes lugares com o objetivo de levar a música popular tocada com instrumentos eruditos à população.

O evento também trouxe muito esporte para a cidade. Além de diversos campeonatos locais, Sabará recebeu o 14º Festival de Escalada Pedra Rachada Bouldering reunindo 500 atletas do Brasil e do Mundo durante três dias. A competição em Sabará que já virou tradição é vista pelos atletas como o melhor lugar do país para praticar o esporte. “Está se consolidando como uma referência dentro do Bouldering”, destacou o secretário.

E para fechar com chave de ouro Sabará recebe no próximo sábado a Orquestra Ouro Preto no Concerto The Beatles, reunindo mais uma vez o erudito e popular, em uma mistura envolvente de talentos.

Hamilton ressaltou que devido às diversas parcerias, poucos eventos tiveram custo para o município, a maior parte dos espetáculos apresentado durante o festival, não teve custo algum para a cidade, como, por exemplo, a banda instrumental do Corpo de Bombeiros. Além disso, o festival priorizou artistas locais, praticamente todos os eventos foram realizados por sabarenses.

Para finalizar, o secretário salientou que todo o festival foi pensado com o objetivo de reunir diversas manifestações de arte, esporte e ainda gerar renda para o sabarense, movimentando dessa forma a economia local. Além disso, focou-se na descentralização, regionalizando o evento, levando atrações para diversas localidades.

Fotos: Prefeitura Municipal de Sabará

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
08 DE FEVEREIRO DE 2018
A irreverência do Carnaval sabarense
07 DE MAIO DE 2018
Cores, fé e tradição
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Fique por dentro do que vai rolar!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados