QUARTA-FEIRA, 14 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
18 DE JULHO DE 2018
Biblioteca Pública Municipal comemora 76 anos

Criada em 2 de julho de 1942, a Biblioteca Pública Municipal “Professor Joaquim Sepúlveda” completa este mês 76 anos. Para celebrar a data, foi realizada na manhã da terça-feira, 3 de julho, a abertura da exposição “Reinações de Emília” com trechos da obra de Monteiro Lobato. O evento contou com a presença de autoridades municipais, estudantes, escritores, poetas e representantes da sociedade sabarense.

A Biblioteca foi criada no governo de Homero Machado Coelho com o nome de Biblioteca Pública Municipal. A inauguração contou com a presença de figuras ilustres como o então presidente da Belgo-Mineira Luís Ensch e o príncipe Jean, Grão-Duque de Luxemburgo, além de autoridades sabarenses.

Desde sua inauguração já passou por vários prédios da cidade. Segundo a coordenadora do local, Denise Silvana Neves, a biblioteca começou no andar térreo do Solar Padre Corrêa, onde à época funcionava a Prefeitura, nesse local ficou por mais de 30 anos.

Já em 1977 o acervo foi transferido para o Solar Dona Sofia, onde hoje está instalada a prefeitura e a Secretaria de Cultura. Foi nesse mesmo ano que a Biblioteca Pública Municipal ganhou o nome de Professor Joaquim Sepúlveda, uma homenagem do então prefeito Hélio de Aquino, ao homem que tanto fez pela educação sabarense.

Na inauguração das novas instalações estava presente inclusive o professor Joaquim Sepúlveda que a partir dali viraria o patrono da Biblioteca.

Em 2009, já no governo de William Borges, o acervo que já era muito maior, finalmente se aportou no prédio onde está atualmente. A belíssima construção que abriga a biblioteca, data provavelmente da segunda metade do século XIX e funcionou por muitos anos como Câmara e cadeia. O lugar que um dia serviu de prisão para muitos foi transformado em abrigo para livros, conhecimentos e idéias, tudo que nos leva de alguma forma à liberdade.

Durante quase oito décadas de história, pessoas ilustres passaram pela biblioteca, como consta no seu livro de registro. Entre elas estão as escritoras Cecília Meireles e Henriqueta Lisboa e ainda o ex-presidente Juscelino Kubitshek que na época da visita, 1944, era prefeito de Belo Horizonte.

Novos caminhos

Atualmente, a Biblioteca Pública de Sabará conta com um acervo de 29 mil obras que vão da literatura infantil há grandes clássicos da literatura mundial. Possui ainda um grande acervo de livros, revistas e fotografias contando com cerca de 5 mil exemplares. Tem ainda um cantinho especial dedicado aos escritores sabarenses. Trazendo várias obras dos nascidos aqui e daqueles que não nasceram em nossas terras, mas contaram muito sobre elas em seus livros.

Existem quase 20 mil leitores cadastrados e recebem anualmente uma média de sete mil visitantes. O local é utilizado não só para empréstimo de livros, mas para estudos, pesquisas e leituras. Além de visitas de turistas.

Em breve, todo o acervo da Biblioteca Municipal de Sabará estará disponível para consultas pela internet. No início de julho, a Prefeitura de Sabará adquiriu três computadores novos e os funcionários da biblioteca iniciaram o cadastro e atualização de todos os livros e demais conteúdos no sistema Biblilivre 5.0, um programa gratuito de catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas. De acordo com a coordenadora da biblioteca, a catalogação online do acervo facilitará muito o trabalho dos bibliotecários e principalmente a do usuário. “Vai facilitar e dar agilidade para o nosso serviço e contribuir muito no estudo para os leitores que futuramente poderão chegar à biblioteca e pesquisar em um terminal, que ainda pretendemos instalar, e ele próprio pegar a obra nas prateleiras”, afirma.

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados